MANHUAÇU (MG) - Os pacientes atendidos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital César Leite (HCL) passaram a contar com aparelhos de TV em seus quartos. A campanha reuniu a colaboração de amigos da unidade de saúde e garantiu a instalação de 25 televisores de led de 32 polegadas nas enfermarias.
A compra dos aparelhos e o custo da instalação foram feitos com verbas arrecadadas pelo Hospital César Leite e têm como meta a humanização do serviço de saúde para os pacientes do SUS. Liderada pelo Provedor Sebastião Onofre Carvalho, a campanha foi iniciada em abril com cartas enviadas a parceiros, amigos, empresas e entidades de Manhuaçu e região.
O resultado é que o HCL conseguiu comprar os 25 televisores que necessitava e instalar antes do início da Copa do Mundo 2014. Desde a semana passada, todas as enfermarias já dispõem do aparelho e garantem que os pacientes assistam diversos programas, além dos jogos de futebol.
Sebastião Onofre Carvalho e a diretoria iniciaram a campanha para garantir mais conforto aos pacientes de leitos do SUS, que representam mais de 65% dos atendimentos do hospital. São cerca de 8.000 internações por ano.
O provedor destaca que a humanização do atendimento é uma prática permanente no hospital. “Esta campanha deu frutos por conta da credibilidade do Hospital César Leite. São investimentos que garantem mais conforto aos pacientes. Precisamos de toda a colaboração possível”, afirmou.
Sebastião Onofre agradeceu a cada um dos parceiros, empresas e entidades que fizeram as doações que possibilitaram a compra das televisões.
Ainda segundo ele, desde que os televisores foram instalados, os pacientes notaram um ambiente mais acolhedor. “Buscamos minimizar o estresse e a monotonia que existe durante o período de internação dos pacientes. Agora, esperamos que as pessoas que usufruírem desse serviço encontrem conforto, carinho e alegria. Humanizar é o objetivo de todo o nosso trabalho”.
Pacientes e acompanhantes concordam com a afirmativa do provedor. Para José Adão Silva, internado há 15 dias, a ideia foi muito boa tanto para o paciente como para o acompanhante. “Principalmente agora com a chegada da Copa”.
Alice Maria Pereira também achou bom, já que acompanha a novela. O paciente Geraldo Costa disse que foi uma forma de divertimento. “A gente se diverte agora, mesmo estando no Hospital e ainda acompanha os jogos da copa. Chegou num bom momento”, afirmou.
Os televisores foram doados pelos seguintes Amigos do HCL:
Serviço de Hemodinâmica
Centro de Diagnóstico por Imagem
Casa da Amizade / Rotary Clube de Manhuaçu
Laboratório Apolo
Laboratório São Lourenço
Dr. Sálvio Rodrigues
Clube de Pescaria Tuiuiu
Loja Maçônica União de Manhuaçu
Loja Maçônica Fraternidade Regional 33
Loja Maçônica União, Liberdade e Justiça
Nutrir
Biotronik
Endolatina
Signus
CMS-Scitech
Trauminas
Jyas
Em Vida
Loja Maçônica União de Simonésia
GJO
Loja Maçônica Renascimento e Justiça
Empresário Ronildo
Empresário Juarez Pena
Sabor Condimentos
Francisco / Eduardo
Endotype