MANHUMIRIM (MG) - Manhumirim inaugurou a estrutura do novo polo de apoio presencial da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). Com a inauguração, a região passa a contar com mais opções de ensino superior e cursos diversos oferecidos à distância, realizados pela internet.
A cerimônia foi presidida pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, a Prefeita Darci Braga, o coordenador da Uaitec Mateus Teixeira, o deputado estadual Bráulio Braz, o assessor do deputado federal Renzo Braz, José Cleres (Clerinho), o homenageado Padre Demerval, presidente da Câmara Dário Veiga e vereadores, além da presença dos gestores do Instituto Mais Café, secretários municipais e lideranças de Manhumirim e região.
Atualmente, o programa oferece gratuitamente cursos de capacitação profissional, extensão universitária, idiomas, além dos cursos livres e abertos e o pioneiro MBA em Engenharia e Inovação. Em fase de elaboração, os cursos de graduação tecnológica estão sendo construídos em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
ESTRUTURA
O Uaitec de Manhumirim tem duas salas de videoconferência e outras de inclusão digital, laboratório virtual e núcleo de apoio ao empreendedor, dentro da estrutura do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Durante a inauguração, o agente educacional tecnológico Gustavo Tulher apresentou os recursos da lousa interativa, que revoluciona o conceito de aprendizagem ao transformar o quadro numa extensão da tela de um computador.
Os cursos do Uaitec atendem a três eixos temáticos: Sustentabilidade (Superior de Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Ambiental), Gestão (Gestão Pública e Gestão de Saúde Pública) e Tecnologia de Informação (Tecnologia em Sistema para Internet e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas), com duração de três anos.
Para ter acesso aos cursos disponibilizados na rede Uaitec basta acessar o site da Universidade e fazer o cadastro. Os cursos são gratuitos e as informações específicas estão disponíveis no site.
HOMENAGEM
Além dos discursos, a cerimônia foi marcada pela homenagem ao Padre Demerval Alves Botelho. Ele foi homenageado através de vídeo e sua trajetória está eternizada em painéis do chamado “Espaço Memória”. O local tem o objetivo de homenagear uma personalidade do município ligada à educação, à cultura, ao esporte ou à produção de conhecimento.
O nome do padre Demerval foi indicado pela prefeita de Manhumirim, Darci Braga. “Ter contribuído para esta homenagem ao padre Demerval é algo que me enche de orgulho, por tudo que ele significa para o nosso município”, destacou a prefeita.
Ronildo Miranda - portalcaparao@gmail.com