A solenidade
“Este dia se reveste de muita alegria e de muita emoção”. Estas foram as primeiras palavras do Prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes, ao iniciar o seu discurso. A obra custeada no valor de 1 milhão e 183 mil reais é sem dúvida, motivo de orgulho para a Administração Municipal, profissionais da Educação e comunidade, o que aliás foi destacado nos discursos de todos, como do vice-Prefeito, Sebastião Tristão; do presidente da Câmara, Júlio Albuquerque; e da secretária municipal de Educação, Marilene Leite.
Um dos irmãos do homenageado, Dr. Sebastião de Resende Araújo, falou da alegria da família em presenciar o momento que eterniza em Manhumirim, o nome do Padre Geraldo. Emocionado, ele narrou toda a sua trajetória de vida e obra.
O Prefeito, Ronaldo Lopes, ressaltou que a obra da escola só foi possível graças a uma Administração transparente, que mostra ao povo toda a sua atuação. “Nós Administradores temos vários princípios que norteiam as nossas ações. Quando nos guiamos por estes princípios, que visam à cima de tudo o interesse da população, estamos cumprindo também o nosso dever com Deus”, disse. “Precisamos enxergar além da montanha”, explicou Ronaldo, se referindo à necessidade dos Administradores pensarem no futuro, e não somente no “agora”.
Ele ainda aproveitou a oportunidade para anunciar que já está prevista a licitação para a reforma e melhorias em todas as escolas municipais, o que faz parte dos investimentos contínuos da Administração na área da Educação.
Após as falas das autoridades, fogos de artifício marcaram o descerramento da placa inaugural e a entrega da escola à comunidade, que visitou as suas instalações e conheceu a qualidade da obra: uma escola espaçosa, confortável, construída com materiais de primeira qualidade e que oferece toda a estrutura necessária para o bem estar de profissionais e alunos.
Os diferenciais da escola
Além da grandeza da obra, a escola já nasce com diferenciais que a tornarão muito especial, pois será a primeira escola do município a adotar o ensino de tempo integral. A escola iniciará suas atividades na próxima semana, com cerca de 200 crianças dos bairros Morada Nova, Nossa Senhora da Penha e Vila Rica. Os alunos ficarão oito horas por dia nas salas de aula, se alternando entre o atendimento pedagógico, oficinas e atividades diversas.
A nova escola gerou diversos novos empregos, e beneficiará muitas famílias, que deixarão seus filhos durante todo o dia sob os cuidados das educadoras.
Homenagem ao Padre Geraldo
Além da grandeza da obra, a emoção do Prefeito Ronaldo em seu discurso foi motivada também pela sua relação com o homenageado, Padre Geraldo Silva, com quem conviveu durante muitos anos, podendo assim conhecer a sua história de dedicação à vida religiosa e às causas sociais, especialmente ligadas aos jovens.
Nascido no dia 11 de dezembro de 1912, em São Miguel do Anta / Viçosa-MG, Padre Geraldo teve uma vida sacerdotal intensa, falecendo em Manhumirim, em 27 de dezembro de 2003. Durante 60 anos, ele deixou sua marca por onde passou pregando o Evangelho. Com formação também em Ciências Naturais e Química, sempre trabalhou para os mais pobres, fundando comunidades religiosas, organizando movimentos estudantis e grupos de reflexão pelos municípios onde morou. Em Mato Grosso, fundou várias igrejas e escolas, tendo recebido por isso várias homenagens. Nos últimos anos de sua vida, residiu em Manhumirim, onde foi Superior da Congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora. Mesmo na sua velhice já adiantada, Padre Geraldo não deixou de trabalhar, sempre preocupado com o amparo às comunidades. "O amigo Padre Geraldo Silva era um religioso extremamente voltado para as coisas de Deus e dos Homens. Dar o seu nome a uma escola construída em nossa Administração foi uma forma que encontramos de homenageá-lo pela vida exemplar, uma vez que de agora em diante, sua história será conhecida e lembrada para sempre", diz o Prefeito, Ronaldo Lopes.
Mais obras – “Avança Manhumirim”
A Escola do Morada Nova faz parte do pacote “Avança Manhumirim”, que contempla ainda a ponte “Aristides Butheres”, inaugurada no bairro Nossa Senhora Aparecida; a Usina de Triagem e Compostagem de Lixo, “São Francisco de Assis”, inaugurada no córrego Pirapetinga; a Unidade Básica de Saúde, “Dr. Orbino Werner”, inaugurada no bairro Nossa Senhora de Lourdes; as praças “Marisa Fully”, inaugurada no Centro, e “Anoel Guilherme Sangy”, inaugurada no Morada Nova; além de diversos calçamentos por toda a cidade, construção do Mirante do Cruzeiro, que deverá ser inaugurado em março e a reforma da praça Padre Júlio Maria, que está em andamento.
O bairro Morada Nova, criado há cerca de 10 anos, tem recebido diversos investimentos, como construção de redes de esgoto e pluvial, calçamento de quase 100% das suas ruas, construção da praça na sua entrada, e agora, a construção da escola Padre Geraldo Silva.
Comemoração
Para comemorar mais esta conquista, a Prefeitura realizou um super show de forró no bairro, com “Celin do Acordeon” e “Acanhado e Banda”. Um grande público esteve presente e participou da festa até altas horas.
Leila Furtado / Assessora de Comunicação / Prefeitura de Manhumirim - 10/02/08 - 10:43