Dois adolescentes de 16 e 17 anos conseguiram escapara do Projeto Captar – salas integrantes do complexo da Delegacia Regional destinadas a menores – na noite desta segunda-feira. Os jovens foram apreendidos pouco tempo depois pelos agentes da Polícia Civil ainda no bairro Bom Pastor.
Os menores após abrirem o cadeado da sala do CAPTAR (Centro de Acolhimento e Proteção e Transformação do Adolescente em Reintegração), tentaram ainda quebrar o cadeado da cela ao lado.
De acordo com os adolescentes de 16 e 17 anos, foi um terceiro rapaz, que completou 18 anos este final de semana e ainda estava no captar, que conseguiu abrir o cadeado da cela, utilizando uma barra de ferro, contudo ele não fugiu.
REINCIDÊNCIA
Nesta segunda-feira, também foi divulgado um balanço geral do trabalho da Polícia Militar nesse início do ano de 2008. Contando-se a reincidência, pois tem menor que praticou quatro roubos, a PM prendeu em flagrante delito 24 adultos e apreendeu 21 adolescentes, envolvidos na prática do crime de roubo/furto. Dos adolescentes apreendidos apenas cinco encontram-se recolhidos.
De certa forma, os números que mostram quase uma equiparação entre menores e maiores, também demonstram que a Polícia Militar faz o papel dela, mas depois disso, a estrutura deficiente/inexistente de recolhimento e reintegração dos adolescentes em conflito com a lei gera o sentimento de impunidade e aí eles aprontam novamente.
Carlos Henrique Cruz - 12/01/08 - 09:45 - portalcaparao@gmail.com