MANHUAÇU (MG) - A Campanha da Faixa de Pedestre voltou. A ação tem novas peças gráficas e atividades para relembrar aos pedestres e aos motoristas a importância de respeitar a travessia em Manhuaçu.
Iniciada em 2008 pela Escola Monsenhor Gonzalez, Polícia Militar, Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), a campanha teve adesão maciça de empresas, escolas e organizações. Com o tempo, Manhuaçu ficou conhecida pelo respeito aos pedestres na travessia das faixas.
Acontece que, nos últimos dois anos, essa preocupação foi reduzindo. “Notamos que a atenção dos motoristas e pedestres vem diminuindo. Então, decidimos retomar a campanha com todo vigor. Adesivos, panfletos, cartazes e algumas ações de mídia serão trabalhadas a partir desta semana”, destaca o Tenente Luiz Hott.
No dia 29, terça-feira, a partir de 9 horas, haverá um apitaço nas faixas da praça Cinco de Novembro com apoio dos estudantes da Escola Monsenhor Gonzalez. Outro grupo vai distribuir um panfleto e adesivos reforçando a campanha. Nos dias 5 a 12 de agosto, haverá mais ações. Ao mesmo tempo, a imprensa inicia uma campanha para reforçar a mensagem do respeito à faixa de pedestres.
MOTORISTAS E PEDESTRES
Uma novidade é que a campanha não terá um foco específico. A primeira ação foi mais voltada a motoristas e, no segundo ano, aos pedestres. “Dessa vez, o objetivo é mostrar a responsabilidade dos condutores e das pessoas que estão transitando na faixa. O motorista tem que parar, mas os pedestres também devem esperar. Eles não podem avançar sem qualquer cuidado ou atenção. Vamos trabalhar muito a ideia de que o pedestre sinalizar antes de atravessar”, reforça o oficial.
Os panfletos são diferentes para os dois tipos de público. Um com orientações aos pedestres e outro para os condutores. Uma das propostas é disseminar a informação para a região, especialmente porque muitos moradores de cidades vizinhas visitam Manhuaçu.
Além disso, o militar explicou que as 75 faixas de pedestres em cruzamentos de grande movimento e porta de escolas foram revitalizadas. “Haverá uma faixa permanente (elevada) no trecho da praça Cinco de Novembro. Ela será um modelo para que outras possam ser construídas na cidade”, destaca.
Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com