IPANEMA (MG) - Além de superar o recorde do ano anterior, com 170 quilos de diferença, o queijo gigante de Ipanema atingiu a marca de 1.770 quilos na 5ª edição da Festa do Queijo na tarde deste sábado, 2. E a estrela da festa não reinou sozinha, o doce de leite gigante, que pela segunda vez foi auditado pelo Rank Brasil, empresa que cataloga todos os rankings em nível nacional, entrou para a história mais uma vez, como sendo o maior doce de leite do país com a marca de 507 quilos.
Para a produção das duas iguarias foram gastos aproximadamente 16.600 litros de leite (15.500 litros para queijo) + (1.100 litros para o doce) e representam um marco para a produção leiteira da cidade que produz mais de 100 mil litros de leite por dia.
O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari aferiu os pesos e medidas e realizará a entrega dos troféus durante a festa. Uma faca especial teve que ser confeccionada para cortar a iguaria. A imprensa de todo o país esteve presente e registrou o feito.
Maior queijo minas produzido no Brasil pode receber o título de maior do mundo Iguaria gigante, feita com 17 mil litros de leite e pesando 1,7t, será auditada hoje em Ipanema, no Vale do Rio Doce, e distribuída para a população. "Doção" de leite acompanha
Desde que foi criado, o evento em Ipanema tem atraído turistas e, consequentemente, o interesse pelos produtos feitos na cidade. Prova disso é que o faturamento da Cooperativa Agropecuária de Ipanema Ltda (Capil Vida), principal do local, era de R$ 28 milhões em 2010 e a expectativa da entidade é fechar 2014 com R$ 70 milhões.
Com cerca de 20 mil habitantes, o município tem como propulsor da economia a pecuária leiteira, com 1,5 mil produtores. A Capil recebe sozinha 100 mil litros de leite diariamente, sendo que, há dias em que o volume chega a 180 mil litros.
Segundo o vice-presidente da cooperativa, Rui Gonçalves Rodrigues, a concentração das vendas está em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. “O leite é a única atividade com renda mensal para o produtor daqui. É o salário deles”, comenta Rui.
VEJA TODAS AS FOTOS AQUI
Com o primeiro evento, feito em 2010, em parceria da cooperativa com a prefeitura da cidade, a ideia era criar uma identidade local, colocando Ipanema entre as cidades referência para o queijo de minas. “Da primeira vez, produzimos 805 quilos de queijo, tamanho que não foi auditado pela Rank Brasil. E, com o passar do tempo, fomos aumentando a altura e largura da iguaria até que, há três anos a Rank Brasil vem nos consagrando com o título de maior queijo Minas padrão do país”, comenta Rui.
No embalo da fama do queijo, há um ano a fábrica de doces Nha Nair, em Ipanema, enfrenta o desafio de, nesta época do ano, produzir um doce de leite tamanho gigante. No ano passado, a delícia chegou a pesar 350 quilos e também foi auditada pelo RankBrasil como o maior doce de leite do Brasil. “Este ano, fizemos uma barra com 507 quilos e conquistamos o título novamente”, comenta o sócio e gerente da fábrica, Marlúcio Venâncio Rodrigues.
Com informações do Ipanews e do Estado de Minas - portalcaparao@gmail.com - Fotos Jailton Pereira