MARTINS SOARES (MG) - A Prefeitura de Martins Soares, através da Secretaria de Saúde, promoveu o encontro para gestantes “Bem Gestar”. A atividade que é coordenada pela Equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) teve apoio integral das unidades do Programa Saúde da Família e focou na importância dos cuidados na gestação para garantir a qualidade de vida da mamãe e do bebê.
O encontro contou com a participação de vários profissionais da saúde. A Dra. Sheila (dentista), da cidade de Martins Soares, abordou a palestra sobre o tema: Saúde Bucal na Gestação. A segunda palestra contou com a presença da Psicóloga Juliana Márcia, abordando o tema “Afetividade e Sexualidade na Gestação”.
A enfermeira Tássia Ferreira, que também exerce a profissão de doula (acompanhante de parto profissional, responsável pelo conforto físico e emocional da parturiente durante o pré-parto, nascimento e pós-parto), destacou em sua palestra o tema: “A escolha do parto”. Em seguida, houve ainda palestra com o Dr. Emerson (dentista do PSF) com o tema: “Amamentação e a formação dentária do bebê”, e a Dra Emanuelle Abreu com o tema a “Importância do pré-natal e cuidados com o recém-nascido”.
O encontro permitiu às gestantes tirar dúvidas com uma visão sociabilizada, onde além de trocarem experiências e firmarem novas amizades pela integração, também foi destacado o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
A equipe do NASF é formada pela nutricionista Bruna Hott, a psicóloga Kilza Horst, a educadora física Glêice Tavares e a fisioterapeuta Simone Huebra.
Durante o evento, a Secretária de Saúde Joacir Marçal, a vice-prefeita Dona Lúcia Franco e a Coordenadora do NASF Maira Pimentel participaram das atividades. O Prefeito Ademir Conrado e a primeira dama Juliana Conrado acompanharam o encontro e também fizeram a entrega dos kits oferecidos a todas as gestantes.
Maira Pimentel conta que, no período de gestação ocorrem intensas modificações no organismo da mulher e por isso a informação é tão importante. “Trabalhamos constantemente com as gestantes, graças ao apoio das equipes dos PSFs e do NASF. A consulta médica e o exame pré-natal devem ser feito desde o primeiro trimestre de gestação. Esse acompanhamento é imprescindível para verificar ou diagnosticar doença, que possam comprometer a saúde materna e fetal”, declara.
O projeto tem como meta atender o maior número possível de gestantes e acontece de forma permanente com ações e reuniões. Os encontros devem ser realizados uma vez por ano.