Começaram as aulas do curso de Pós-graduação em Direito e Política Ambiental, desenvolvido pela Aprimore Cursos e Fadileste, em Reduto. A iniciativa já mostra resultado positivo no primeiro final de semana de aula. Profissionais de várias áreas de formação estão fazendo a nova pós e permitiram debates muito interessantes, principalmente por causa da visão de cada área profissional.
Coordenada pelo Professor Doutor Vinícius Dias Paes Ristori, a pós-graduação é composta de 13 módulos e será ministrada por professores mestres e doutores com grande experiência na área e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no setor.
O primeiro módulo teve a presença do Professor José Alfredo Baracho Júnior – pós-doutorado pela Harvard University, professor da PUC-MG, UFMG, Fumec e advogado.
O cursou é resultado de um projeto muito bem elaborado que teve inicio em maio de 2007. É pioneiro na região e um dos poucos que divulgou o nome dos professores antes do inicio do curso, numa demonstração de seriedade e compromisso com a qualidade.
“Superou o que estávamos planejando. Colocamos na turma pessoas de perfis diferentes como advogado, engenheiros, professores e presidentes de entidades de classe. Isso tudo está favorecendo discussões muito produtivas”, afirma o representante da Aprimore Braz Camargos.
DIFERENCIAIS
Entre outros diferenciais, o curso de pós-graduação já tem em seu projeto inicial a publicação de um livro em papel reciclado. As verbas foram garantidas pelo apoio cultural da Mineração Curimbaba. Além disso, a parceria com a empresa se estenderá nos trabalhos de campo no decorrer do curso com visita à áreas da empresa.
Braz explica que há parcerias com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) com o objetivo de levar os alunos a unidades de conservação com foco em discussões técnicas sobre o meio ambiente e principais problemas encontrados na região, como a questão dos recursos hídricos e o desmatamento. “Temos um trabalho também planejado com visita ao Instituto Terra em Aimorés, além de seminários que irão complementar os estudos dos conteúdos de sala de aula”, ressalta.
Carlos Henrique Cruz - 23/02/08 - 19:18 - portalcaparao@gmail.com