Portal Caparaó - Juiz de Abre Campo fala sobre as Eleições 2014
Política

Juiz de Abre Campo fala sobre as Eleições 2014

01/10/2014 - Atualizado em 01/10/2014 10h16

Juiz eleitoral de Abre Campo, Dr. Marcos Vinícius

MANHUAÇU (MG) - Faltando quatro dias para a votação, a Justiça Eleitoral já define as providências finais das Eleições 2014. Em Abre Campo, o juiz eleitoral Dr. Marcos Vinícius do Amaral Daher, da 2ª Zona Eleitoral, promoveu uma série de ações nos seis municípios envolvendo mesários e eleitores.

A fiscalização no domingo, dia 05 de outubro, será intensificada. “Realizamos treinamentos com os mesários de todos os municípios. Eles foram orientados sobre como proceder na hora da votação, o que pode e o que não pode dentro da Seção Eleitoral e aproveitamos para oferecer aos eleitores uma simulação de voto, usando uma urna eletrônica”, detalha o magistrado.

A maior preocupação da Justiça Eleitoral é com o tempo de votação nessa eleição. “Diferente da eleição municipal, na qual o eleitor escolhe apenas prefeito e vereador, ou seja somente duas vezes; neste pleito o eleitor votará para cinco cargos: Presidente, Senador, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Intensificamos o treinamento e estamos orientando os eleitores a levar a chamada colinha, com os números dos candidatos”, explica o Dr. Marcos Vinicius.

CONDUTAS

O juiz eleitoral lembra que é grande a relação de condutas vedadas no dia da eleição. Na 2ª Zona Eleitoral estão os municípios de Abre Campo, Sericita, Santa Margarida, Pedra Bonita, Matipó e Caputira. Em todos os municípios, já foram feitas as orientações.

“Não se admite propaganda de boca de urna. O eleitor pode ter o adesivo de seu candidato, mas tem que votar silenciosamente. Nenhuma manifestação é permitida no dia da votação”, pontua o juiz eleitoral.

Sobre o transporte de eleitores por candidatos ou apoiadores, Dr. Marcos Vinícius do Amaral Daher é taxativo: “Isso é totalmente proibido. Há veículos credenciados, onde precisa, e quem vai oferecer é a Justiça Eleitoral. Será gratuito e somente nos ônibus de transporte escolar e veículos que nós cadastramos. Nesse transporte não pode haver propaganda eleitoral e nenhuma discriminação. Todo eleitor deve ser transportado. O veículo deve seguir o itinerário previamente estabelecido e não pode ultrapassar os limites territoriais do município a que pertence”.

Urnas começaram a ser entregues aos mesários

Além disso, o juiz lembra que só pode votar quem está no caderno de eleitores inscritos. Quem esquecer o título, poderá votar com um documento de identidade com foto. “Lógico que ele deverá saber o local de votação. Quem não sabe, deve procurar o cartório eleitoral antes da eleição, para facilitar”.

PROPAGANDA IRREGULAR

Em Abre Campo, a exemplo das outras zonas eleitorais, a eleição registrou poucos problemas de propaganda irregular. Diferente das disputas municipais, a eleição de deputados, governador, senador e presidente é mais pulverizada.

Mesmo assim, o juiz conta que foram tomadas medidas sobre casos denunciados. “Nós verificamos muitas propagandas irregulares em faixa de domínio do DNIT, na BR-262. Determinamos a notificação aos candidatos para a retirada. Com relação aos carros de som, geralmente não respeitam a distância das escolas, igrejas, hospitais e repartições públicas. A Polícia Militar foi orientada a registrar ocorrência na primeira vez e, se houver reincidência, a pessoa será punida, inclusive com carro sendo apreendido. Cavaletes colocados em calçadas, obstruindo ou dificultando a passagem dos cidadãos, devem ser retirados. Alguns já foram removidos e foram notificados os candidatos”, detalhou.

Sobre a chamada campanha de boca de urna, ou seja, no dia da eleição, o juiz orienta que não arrisquem a fazer. “O eleitor pode manifestar opinião política com uso de broches, bandeiras e adesivos de forma silenciosa e individual. A partir do momento em que ele se junta a mais pessoas, a Justiça Eleitoral entende como manifestação coletiva, atitude proibida. Os santinhos (folhetos com nome e número do candidato) não podem ser distribuídos. A "cola" eleitoral, quando o eleitor anota os números dos candidatos para levar à urna, é autorizada”.

A votação no dia 05 de outubro será de 8 às 17 horas. Além dos cartórios eleitorais, é possível verificar os locais de votação no site do TRE-MG.

Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.