CAPUTIRA (MG) - Hoje pela manhã teve "selfie" na urna em Caputira. A foto que a reportagem usou para ilustrar a matéria é ilustrativa! Mas vamos à história, afinal são 41 presos por "selfie" até 13 horas.
Prática proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a "selfie" com a urna foi uma das sensações de jovens eleitores. Partidários e eleitores de candidatos variados, eles não perderam a oportunidade de realizar o autorretrato, que pode dar até dois anos de prisão.
A "selfie" na urna, se postada em redes sociais, pode ser considerada uma espécie de "boca de urna virtual". Uma resolução do TSE determina que máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiotransmissão e telefones celulares sejam entregues aos mesários antes da votação.
Em Caputira, um eleitor de 32 anos foi flagrado pela presidente e mesários da seção 41 na escola do Centro da cidade. Ele fotografou seu voto com o próprio celular, fato este presenciado pelo pessoal que trabalha na seção, ainda mais que ele não colocou o celular no silencioso. O barulho no momento da foto chamou a atenção de todos.
O eleitor entregou o celular a presidente da seção e para a PM, bem como o título eleitoral e o comprovante de votação.
O rapaz alegou aos policiais que, nas ultimas eleições, sempre votava em branco, devido não saber manusear a urna eletrônica. Dessa vez, decidiu levar o aparelho celular e tirar uma fotografia para mostrar para sua esposa que havia conseguido votar corretamente.
O eleitor ainda alegou que não tinha conhecimento de que seu ato constituía crime eleitoral.
PÁGINA DEDICADA A ISSO
O grande número de selfies feitas por eleitores durante a votação nas urnas eletrônicas, neste domingo (5), postadas em redes sociais, ganhou uma página no Tumblr e virou sensação na internet.
Com o nome "Selfie na urna", a página traz várias imagens e vídeos de pessoas que conseguiram realizar um registro dele durante a escolha dos candidatos. Em uma das fotos a legenda sugere: "#SelfieNaUrna do gatinho. Se for preso, a gente solta".
No Twitter, muitas pessoas repudiam a atitude. Em alguns postes, internautas afirmam que criador da página será preso. Até às 12h16, 40 pessoas foram detidas em Minas Gerais por crime eleitoral.
Carlos Henrique Cruz