A partir desta segunda, quem parar o veículo na região central (ruas da Praça Cordovil Pinto Coelho e Cinco de Novembro) têm uma hora para resolver seus negócios e depois retirar o veículo para outra vaga. O cartão deve ser preenchido com caneta e colocado dentro do carro.
Não adianta comprar vários cartões e colocar vários no veículo para ficar várias horas durante o dia. “A idéia do rotativo é que os carros sejam movidos para dar vaga a outros veículos sempre. O princípio que adotamos é de que falta vagas no centro de Manhuaçu e o rotativo vem para atender essa demanda”, explica Cláudio Finey, um dos membros do Conselho Municipal de Segurança Pública, entidade gestora do rotativo.
Os cupons já são vendidos nos comércios, como bancas de revista, padaria, lanchonetes e farmácias, pelo valor de um real. Guardas-mirins monitoram os veículos e anotam os excessos. “No primeiro momento não haverá punição, mas não iremos também tolerar abusos. Caso o motorista descumpra, a Polícia Militar vai ser chamada para aplicar a multa”, explica.
DESCARGA E MOTOS
Um dos pontos polêmicos do rotativo é a carga e descarga de mercadorias no comércio. Além de poderem usar os locais de estacionamento pagando um real, os proprietários de caminhões têm três locais para estacionamento e descarga de mercadorias.
As motocicletas foram beneficiadas por um lado: têm direito a vaga gratuitamente em cinco pontos ao longo das ruas do estacionamento rotativo. A penalidade é que não podem estacionar nos trechos delimitados para carros. “Não era possível fiscalizar e garantir que o motociclista colocasse o cupom na moto. Alguém poderia arrancar. Então foi dado o local específico para eles estacionarem, mas não podem usar as vagas do rotativo”, destacou.
O Estacionamento Rotativo funciona de segunda a sexta nas ruas centrais de 8 às 18 horas. Nos sábado, o funcionamento é até às 13 horas. Todas as vias incluída no sistema foram sinalizadas pela Prefeitura de Manhuaçu. Carlos Henrique Cruz - 07:57 - 03/03/08 - portalcaparao@gmail.com