Portal Caparaó - Vereador Maurício Júnior recebe a Ordem do Mérito Legislativo
Política

Vereador Maurício Júnior recebe a Ordem do Mérito Legislativo

16/11/2014 - Atualizado em 16/11/2014 18h34
 

BELO HORIZONTE (MG) - Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e o Barroco Mineiro foram homenageados nesta quinta-feira (13/11) durante a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Legislativo, que agraciou personalidades e instituições que se destacaram pelos serviços prestados ou por seus méritos excepcionais. Da região, o presidente da Câmara de Manhuaçu, vereador Maurício Júnior foi o homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em cerimônia conduzida pelo deputado Dinis Pinheiro e que teve como oradora a empresária e empreendedora cultural Angela Gutierrez.

Em seu discurso, Angela Gutierrez destacou a riqueza cultural e as peculiaridades do Barroco Mineiro e seu maior expoente, Aleijadinho. Para ela, o escultor recriou em Minas Gerais um outro Barroco, sem a austeridade europeia. “Uma arte criativa e apaixonada, que deixou em diversas cidades mineiras obras que encantam e emocionam, como os profetas do Santuário Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas (Região Central do Estado), um modelo de perfeição que Aleijadinho executou com mais de 60 anos de idade, com as mãos já tomadas pela doença e trabalhando com cinzel e martelo amarrados nos pulsos”, afirmou.

A empresária também enfatizou a importância das comemorações dos 200 anos de Aleijadinho para a preservação da cultura nacional. “A valorização da memória histórica é essencial à nossa identidade como nação, pois ela é o que nos distingue do resto do mundo”, frisou.

Em seu pronunciamento, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, também destacou o legado do artista barroco. Para ele, Antônio Francisco Lisboa foi um homem à frente do seu tempo, e a sua arte é inspiradora. Ele ressaltou que Aleijadinho foi um artista popular, e resgatar sua história é remeter à ideia de cidadania.

“Ele foi um homem do povo que apontou para uma sociedade mais justa. É esse homem do povo que, superando a complexidade de sua deficiência física, apontou para a modernidade de uma sociedade mais inclusiva”, afirmou.

Ao receber a homenagem, o vereador e presidente da Câmara de Manhuaçu, Maurício Júnior, agradeceu a Assembleia Legislativa e disse que é uma satisfação saber que o seu trabalho buscando a identidade de uma Câmara Municipal atuante e participativa é reconhecido nesses quase dois anos à frente da presidência.

Maurício Júnior agradeceu a homenagem e garantiu que é um incentivo para continuar seu trabalho. "Vou honrar a medalha que uso, minha responsabilidade só aumenta para com os cidadãos de Manhuaçu. Trabalhamos para fazer um Legislativo que dê voz aos anseios da população. Acredito que avançamos bastante nesses quase dois anos", concluiu.

Ordem do Mérito Legislativo

Criada em abril de 1982, a Ordem do Mérito Legislativo é concedida pelo presidente da ALMG e pelos membros do Conselho da Ordem, nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. O Conselho da Ordem é presidido pelo chefe do Legislativo e tem como integrantes os membros da Mesa, as lideranças da Maioria e da Minoria e os ex-presidentes da ALMG em exercício do mandato de deputado estadual. Além da medalha, os agraciados receberam diplomas assinados pelo presidente da ALMG.

A Ordem do Mérito Legislativo foi entrega a Maurício Júnior pelas mãos do deputado estadual Dilzon Melo e foi ainda cumprimentado pelo Presidente da ALMG, Dinis Pinheiro.

Carlos Henrique Cruz - com informações da ALMG - Fotos Willian Dias/ALMG

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.