Depois de destituída a diretoria do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (COMDEMA) pelo Ministério Público, iniciou-se uma verdadeira romaria para apurar quais as irregularidades haviam comprometido o pleito. Hoje serão eleitas as entidades que vão integrar a nova composição.
A partir da confirmação de que alguns critérios não foram obedecidos, um novo processo teve início para a realização de outra eleição no órgão. Várias reuniões aconteceram envolvendo representantes do órgão e a promotora de justiça, Adriana Vital do Valle, para elaborar o processo, já que a diretoria anterior teria pedido o item de utilidade pública das entidades, e que não estava previsto em lei.Essa situação acabou caracterizando ilegitimidade.
Segundo o Presidente da Comissão Provisória, Kildaire de Lima Brandão as entidades que manifestarem interesse em estarem participando do processo eleitoral já se inscreveram. Foi apresentado o estatuto registrado em cartório, ata da posse da diretoria em exercício e o cartão de inscrição junto ao CNPJ das seguintes entidades: Associações de Moradores dos Bairros Matinha, Petrina, Nossa Senhora Aparecida, Santana e Ponte da Aldeia; Coamma, AMA, Movimento Cultural Negro e Associação Ornitológica da Vertente do Caparaó.
Kildare Brandão explica que o processo eleitoral será regido pela Lei Municipal Nº 2.165/99-capítulo VI, art. 10, para que haja transparência na escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente.
A comissão formada por Kildare Brandão (IEF), Paulo César (EMATER-MG) e Heron Souza (SAAE), realizou nesta segunda-feira uma reunião para avaliar a condição de todas as entidades inscritas, para que a eleição seja rápida na terça-feira, dia 18, na sede do COMDEMA, à Rua Hilda Vargas Leitão de Almeida-Bairro Alfa Sul.
O próximo passo da comissão será marcar a reunião para a próxima semana, e escolher a nova diretoria do órgão para o biênio 2008/2010.
Eduardo Satil - 18/03/08 - 11:10 - portalcaparao@gmail.com