MANHUAÇU (MG) - O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (SINTRAM) realizou na última sexta-feira, 06, uma palestra sobre as mudanças para a aposentadoria do servidor público e regime próprio de previdência.
O Anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu ficou repleto de servidores das mais variadas repartições, que demonstraram total interesse no assunto que está tirando o sono de muita gente. A diretoria do SINTRAM, preocupada com a situação convidou o renomado professor de direito previdenciário, Dr. Delúbio Gomes Pereira Silva, que atualmente é auditor fiscal da Previdência Social- Receita Federal do Brasil.
De forma bem objetiva, o tema proposto sobre a aposentadoria do servidor público, o regime próprio de previdência e as mudanças atuais nas leis trabalhistas foi amplamente discutido.A abordagem do assunto foi possível esclarecer sobre as mudanças que alteraram as condições para a concessão de aposentadoria ao servidor público.
Com essas mudanças, um novo paradigma acaba tomando dimensão com a substituiçãodo tempo de serviço por tempo de contribuição, que representa mudança drástica para os servidores públicos, pois, nem sempre o tempo de serviço de fato representa na mesma proporção o tempo que aquele servidor possui de contribuição.
Segundo o palestrante, torna-se importante que o servidor fique atento, busque as informações necessárias diante das mudanças normativas no regime da Previdência Social.
No que se refere ao sistema atual, Dr.Delúbio Gomes ressalta a relevância para que todos servidores passem a entender o regime em que esteja inserido, a fim de não ficarem perdidos quando solicitar a aposentadoria. Ele explica que atualmente, quando se fala em aposentadoria é um fator preocupante para toda a sociedade, visto que, a Previdência Social está mudando.Somente com muita discussão, debates junto ao servidor, será possível nortear um futuro mais seguro para a vida de cada um.
Para Dr. Delúbio Gomes, as mudanças aprovadas com a Medida Provisória 664/2014, que coloca requisito de temporariedade no valor do provento, em que o governo entende que são medidas de correições é, na verdade, uma barreira para o servidor.Além disso, tantos outros pontos devem ser observados. "Ele tem de fazer uma análise bastante minuciosa em seus direitos,senão poderá ser surpreendido por cálculos que jamais imaginava.É interessante que o servidor elabore um planejamento previdenciário",ressalta Delúbio Gomes.
O presidente do SINTRAM, Jaime Rodrigues Ferreira avalia que o momento foi muito relevante, para esclarecer as dúvidas dos sindicalizados. Segundo ele, a proposta do SINTRAM para 2015 é levar informações, discutir assuntos inerentes à categoria, para que eles tenham conhecimento suficiente para discutir e buscar seus direitos dentro do que a lei prevê. Ao ser perguntado sobre a participação dos asssociados, ele garante que foi dentro da expectativa da diretoria. "Cada servidor participante será um multiplicador no seu setor de trabalho, repassando as informações repassadas pelo renomado palestrante. Dr.Delúbio Gomes foi "preciso" em sua fala e, com muita clareza debateu o assunto com os servidores", destaca Jaime Rodrigues Ferreira.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com