MANHUAÇU (MG) - A Câmara de Manhuaçu promoveu reunião ordinária na noite da quinta-feira, 05/03, presidida por Jorge Augusto Pereira “Jorge do Ibéria’”, em que aprovou um projeto de lei, diversos requerimentos e indicações. O legislativo também recebeu a visita da moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Ercilia Alves, que denunciou a falta de médico no PSF da comunidade. O Plano de Cargos e Salários dos funcionários da Câmara que estava na pauta para ser votado, teve pedido de vista por parte do Vereador Rogério Filgueiras “Rogerinho”.
Política
Câmara de Manhuaçu promove reunião
11/03/2015
O projeto de lei aprovado autoriza o município de Manhuaçu a conceder patrocínio ao atleta Bruno Oliveira Rocha.
“Foi uma reunião bastante tranqüila. Os requerimentos e as indicações foram muito bem vindos, pois tratam de reivindicações a fim de melhorar as condições de vida dos moradores. Gostaria de agradecer também a visita da moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Dona Ercilia, que apresentou o problema da falta de médico na comunidade”, relatou.
A moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Ercilia Alves, foi até à tribuna do Legislativo e pediu ajuda dos vereadores quanto a falta de médico na comunidade. “O Bairro Nossa Senhora Aparecida está sem médico. A saúde está péssima. As crianças estão doentes, adultos também, mas não têm como se tratar. Nossa alternativa é ir para a portaria do pronto socorro, pois vamos ao postinho e não tem médico”, reivindicou.
REQUERIMENTOS
A Vereadora Aponísia dos Reis apresentou requerimento pedindo a convocação do Secretário de Administração para prestar esclarecimentos sobre o andamento dos trabalhos de revisão do Plano de Cargos e Sálarios dos servidores da Prefeitura de Manhuaçu. “Gostaria que o nosso Secretário de Administração viesse a esta Casa e trouxesse informações a respeito. Estou preocupada porque não temos notícias”, solicitou.
Aponísia também parabenizou a administração municipal pela reforma da escola CAIC. “Nós que somos da educação entendemos que somente através da educação é que podemos mudar o rumo desta nação. Os problemas que enfrentamos de drogas, prostituição e violência são reflexos de uma sociedade que não investe na educação. Gostaria de parabenizar o Prefeito Nailton, a Secretária de Educação Gelvânia, e todos os funcionários que trabalharam na reforma do CAIC e também os funcionários da escola”, salientou.
O Vereador Juninho Linhares apresentou requerimento solicitando ao secretário de saúde informações sobre as ambulâncias que estão paradas no pátio da sede da Secretaria de Saúde (SUS), esclarecendo se esses veículos estão em funcionamento ou se há previsão para que sejam consertados. “São aproximadamente 14 veículos que estão parados no pátio do antigo SUS. Estou solicitando informações se estes carros têm condições de reparo, qual a solução do secretário de saúde para resolver este problema. Se os carros não têm condições, faça leilão ou tome outras decisões”, contou.
Linhares aproveitou a oportunidade e falou sobre o pedido ao Deputado Estadual João Magalhães a fim de conseguir alternativas que visam a internação de menores infratores de Manhuaçu ou construção de um espaço para acautelar os menores. “Estive em Belo Horizonte no gabinete do Deputado João Magalhães e apresentei várias situações do nosso município, mas uma que está nos preocupando é com relação aos menores de nossa cidade que estão trazendo intranqüilidade para toda população, que estão assaltando a mão armada. A polícia e a justiça fazem o seu trabalho, mas não podemos deixar acontecer do jeito que está, pois os menores chegam na delegacia, são ouvidos e são liberados. O deputado se colocou a disposição a fim de conseguir a internação dos menores e às vezes construirmos um local adequado para estar acautelando os menores”, justificou.
O Vereador Anízio Gonçalves apresentou requerimento pedindo ao secretário de obras e de educação informações sobre o patrolamento das estradas rurais e caixas de contenção destinados ao transporte escolar. Também requereu ao secretário de obras informações sobre a obra de abertura na Rua José Tertuliano Hott, no local onde passa um cano de captação de água, Bairro Lajinha. Requereu ainda aos secretários de obras e agricultura, Diretores do SAMAL e SAAE, e Polícia Ambiental informações sobre a degradação ambiental que vem ocorrendo na Rua Tertuliano Hott, no Bairro Lajinha, próximo ao ponto de ônibus, proveniente de entulho e lixo depositados na margem e caixa do Rio Manhuaçu. “Pedi informações aos responsáveis para explicar melhor estas questões”, comentou.
O Vereador Gilson César apresentou requerimento ao prefeito e secretário de saúde solicitando informações sobre o desaparecimento e falta de castração de 28 gatos apreendidos na casa de Janete de Souza Brito e que foram levados para o canil municipal.
O Vereador Fernando Lacerda apresentou requerimento pedindo ao Diretor do SAAE cópia do processo administrativo ou sindicância instaurada contra o servidor da autarquia, Nílton César de Cristo.
Fernando também requereu ao prefeito e secretário de planejamento informações se há estudos para reativar o convênio de fiscalização do CREA no município.
O Vereador Maurício Júnior requereu ao prefeito informações acerca da lista de precatórios entre os anos de 2013 e 2014 e empenhos de pagamento.
Ao final de reunião o Vereador Maurício Júnior também falou sobre a situação dos banheiros públicos e também sobre investimentos no município, alegando que a prefeitura está pagando precatórios, mas não está fazendo investimentos.
Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com
O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.