ABRE CAMPO (MG) - Cidades do interior que não têm cinema recebem nova edição do projeto itinerante Cine Sesi Cultural. Na região, a programação inclui Abre Campo, Matipó e Espera Feliz. Alto padrão de qualidade em sessões gratuitas, nas pracinhas das cidades, com espaço para comédia, reflexão e cinema família. Esta é a nona vez que o Cine Sesi acontece em Minas Gerais.
Além da exibição de curtas e longas metragens, prioritariamente nacionais, o projeto oferece ainda oficinas de cinema de animação (stop motion), para jovens e adultos de 4 municípios contemplados. Desde janeiro, o Cine Sesi viaja por lugarejos para apresentar à população a sétima arte e estimular a abertura de salas de projeção permanentes.
Durante as sessões, com direito a tapete vermelho e distribuição de pipocas de graça para a plateia, é exibida uma programação criativa em grande estilo. Entre as películas, estão os curtas Até o Sol Raiá (de Pernambuco, foi primeiro lugar no Festival Anima Mundi), Os filmes que não fiz (de Minas Gerais), Leonel Pé de Vento (RS) e Vida Maria (CE). Já os longas são Cine Holliúdy (do Ceará), O menino e o mundo (de São Paulo), A Busca (RJ) e A Era do Gelo 4, o único longa internacional da programação. Os curtas produzidos nas oficinas de animação do projeto serão exibidos também na grande tela que mede 12 metros de largura por 5 de altura, num total de 60 metros quadrados de projeção, tamanho de muitos apartamentos modernos.
Para participar das oficinas de cinema de animação (stop motion) desta edição, os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos de idade e podem ser professores e pessoas ligadas à arte, educação ou cultura e habitantes ou moradores próximos das cidades Santo Antônio do Amparo, São Gonçalo do Pará, Tiros e Lagoa Formosa. Vários curtas das oficinas passadas já foram premiados em festivais como o filme Grão Amargo, destaque no Anima Mundi na categoria Futuro Animador. Na programação, ainda será exibido A Fábrica de Pastel de Angu. Também serão oferecidas palestras nas cidades que receberão as oficinas do Cine Sesi. Um resumo da história da animação, experimentos óticos, digitais e analógicos.
CINE SESI
O Cine Sesi Cultural, é um projeto idealizado pela Diretora de Criação Lina Rosa Vieira, com o patrocínio do SESI. Já passou por mais de 600 cidades do interior de 12 estados do país – em algumas dessas cidades, mais de uma vez. Ao todo, alcançou mais de quatro milhões e quinhentas mil pessoas, gente que, na sua grande maioria, nunca tinha visto cinema na vida. O projeto completa, em 2015, 14 anos de estrada, priorizando exibição de filmes brasileiros, com alto padrão de qualidade técnica e de conteúdo, que ainda não tenham passado na TV aberta.
Neste ano, o projeto já esteve em Lajinha e Mutum e Bom Jesus do Galho.
PROGRAMAÇÃO
10, 11 e 12/04/2015 - ABRE CAMPO
Praça Tiradentes
17, 18 e 19/04/2015 - MATIPÓ
Ao lado da Igreja de São João Batista
24, 25 e 26/04/2015 - ESPERA FELIZ
Em frente à Prefeitura