Portal Caparaó - CBH Manhuaçu: contrato para elaboração de mais planos de saneamento
Agronégocios

CBH Manhuaçu: contrato para elaboração de mais planos de saneamento

05/05/2015 - Atualizado em 05/05/2015 12h40

GOVERNADOR VALADARES (MG) - Os presidentes dos CBHs Piranga e Manhuaçu, Carlos Eduardo Silva e Isaura Paixão, e o diretor geral, o diretor técnico e o coordenador de programas e projetos do IBIO-AGB Doce, Ricardo Valory, Edson Azevedo e Fabiano Alves, participaram de um encontro com a empresa SHS – Engenharia Sustentável na tarde do dia 27 de abril, na sede do IBIO-AGB Doce, em Governador Valadares. A reunião foi marcada pela assinatura do contrato que oficializa a empresa como escolhida para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de municípios das bacias dos rios Piranga, Manhuaçu, Guandu e São José.

A empresa foi selecionada após concorrer com outras instituições, por meio de ato convocatório edital lançado pelo IBIO-AGB Doce no ano de 2014.

O recurso utilizado para a contratação da SHS é proveniente da cobrança pelo uso da água na bacia, através do Programa de Universalização do Saneamento – P41. O programa, que está inserido no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce) e que foi colocado como prioridade no Plano de Aplicação Plurianual dos CBHs (PAP), financia a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico de municípios que não possuem o documento e nem dispõem de recurso. A expectativa é de que 156 municípios pertencentes às bacias afluentes do Rio Doce sejam contemplados pelo programa, em um total de mais de R$ 20 milhões investidos.

PMSB

Até o fim de 2015, todos os municípios deverão ter concluído seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) para ter acesso a recursos federais destinados ao saneamento. Conforme a Lei Federal nº 11.445/07, é considerado saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

O PMSB é de responsabilidade dos municípios e deve conter informações como o diagnóstico da situação atual; o prognóstico com os objetivos e metas de curto, médio e longo prazos; e projetos e metas para atingir os objetivos.

Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.