BELO HORIZONTE (MG) - O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 11 de maio, o sorteio público para realização de auditorias em 20% dos órgãos e entidades inadimplentes com o Sistema Informatizado de Contas Municipais (Sicom), em cumprimento a uma decisão do Tribunal Pleno, dada no dia 8 de abril. Manhuaçu, Caratinga, Chalé e Pocrane estão entre as cidades "premiadas".
Por meio da seleção, comunicada antecipadamente no Diário Oficial de Contas (DOC), foram escolhidas aleatoriamente 11 prefeituras e três órgãos municipais (veja a lista no final desta notícia), de um total de 53 prefeituras e 13 órgãos, que na data limite para a prestação de contas anual, 31/03/2015, não haviam encaminhado as remessas referentes ao acompanhamento mensal de 2014 ou os documentos exigidos pela Instrução Normativa 03/2014, editada pelo TCEMG, que estabelece diretrizes para a prestação das contas de 2014 dos prefeitos.
De acordo com a Superintendente de Controle Externo, Cláudia Costa, todas as auditorias serão realizadas in loco. O objeto da investigação, a ser cumprido pelos analistas, é sigiloso e varia de acordo com a natureza do auditado. “Faremos o controle concomitante (simultâneo), verificando como os recursos são aplicados, em bem da sociedade”, disse a gestora.
O sorteio foi efetuado eletronicamente por um sistema desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Tribunal, especialmente para a ocasião.
Orgãos sorteados
INSTITUTO DE PESQUISA E POLITICA URBANA DE BETIM
FUNDAÇÃO DE ENSINO DE CONTAGEM
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DE CONTAGEM
Prefeituras
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADA GAÚCHA
PREFEITURA MUNICIPAL DE DORES DO INDAIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADINHO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE CARMELO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHALE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARATINGA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU
PREFEITURA MUNICIPAL DE POCRANE
PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS CORAÇÕES
PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIÁ