MANHUAÇU (MG) - Um grupo de empresários e profissionais de Manhuaçu e região teve a brilhante ideia de criar uma Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó (ADESC). A organização já está formalizada e começa a tomar os primeiros passos. Entre as definições, a diretoria e o conselho já foram formados.
Muitas reuniões já aconteceram e o propósito desta agência como o próprio nome diz é proporcionar uma ampla reflexão sobre a região do Caparaó Mineiro. Já foram feitos vários estudos sobre as questões econômicas, sociais, níveis de investimentos, índice de desenvolvimento humano (IDH) e outros fatores que podem alavancar investimentos para toda a região.
De acordo com o Presidente da ADESC, André Farrath, existe da parte do novo Governo Estadual a decisão de criar o território de desenvolvimento do Caparaó. “Fizemos uma solicitação ainda no período de transição para o novo governo estadual. A criação desse território de desenvolvimento terá um grande impacto para toda a nossa região, pois somando forças da presença do Estado e da iniciativa privada, teremos em breve excelentes notícias para a região mineira do Caparaó”, garante.
Farrath argumenta que a ADESC terá o papel de fomentar o desenvolvimento da região e auxiliar com que todos trabalhem de maneira integrada. Segundo ele, o reconhecimento do Governo do Estado de que a região do Caparaó tem demandas, características e potencialidades únicas é um grande avanço. “Estamos numa faixa entre duas macrorregiões e somos prejudicados por isso. Ora somos Zona da Mata, outra vez Rio Doce ou Leste de Minas. Temos uma identidade nossa, bem singular”, aponta.
DIRETORIA
A proposta da ADESC é muito importante para o fortalecimento econômico e empresarial da região. A proposta é identificar melhor as necessidades dos empreendedores e propor soluções mais adequadas ao perfil socioeconômico. “Buscamos contribuir para desenvolver os negócios que têm grande relevância para a economia da região, do estado e do país. O objetivo é ajudar a empreender com mais responsabilidade social, econômica e ambiental para gerar renda e oportunidades de trabalho”, comenta.
A primeira diretoria é formada pelos seguintes empresários e profissionais:
Presidente – Andre Farrath – Contador
1º Vice-presidente – Moisés Pêsso – Engenheiro Elétrico
1º Vice-presidente - Mauro Heringer –Engenheiro Civil e Petróleo
Secretário - Ronald Gripp - Engenheiro agrônomo
Tesoureiro - Marcel Magalhaes – Administrador de empresas
CONSELHO
Antonio Carlos Xavier da Gama - Empresário
Rubens Emerick – Cafeicultor / Pecuarista
Juber Pereira – Químico / Professor Universitário
Juarez Pena – Empresário Ramo automotivo
Thales Hannas - Engenheiro Civil e Administrador de Empresas
José Marcelo – Empresário
Jose Inácio – Advogado Direito Empresarial/Tributário
Alexandre Farati de Oliveira – Bancário
Iara Cezar Siqueira - Arquiteta e Urbanista
Adolpho Portes de Carvalho - Contador
portalcaparao@gmail.com - Carlos Henrique Cruz