MANHUAÇU (MG) - Foi realizado no auditório das Faculdades Doctum, em Manhuaçu, o curso promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó (ADESC) sobre a implementação do novo sistema HomologNet. O encontro reuniu contadores, empresários, lideranças e profissionais de diversos setores e teve a presença do Superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, Heli Siqueira de Azevedo
A abertura do evento foi feita pelo Presidente da ADESC André Farrath e teve a participação do diretor da Doctum Manhuaçu, professor Rodrigo Mendes Cardoso, a coordenadora do Curso de Administração Isabele Werner, o diretor da Escola Superior de Gestão, Roberto Fully, o Presidente da Ascon (Associação de Contadores) Daniel Gerhard, e o delegado do CRC Pedro Pena.
O treinamento foi ministrado por Maria Antônia S. Almeida da Secretaria de Relações do Trabalho de Minas Gerais (SRTE/MG) e estiveram presentes os contabilistas e responsáveis das empresas, já que o novo sistema será obrigatório a partir do dia 6 de julho em Manhuaçu.
O HomologNet é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que facilita o processo de Homologação. O sistema permite ao empregador o cadastro (inclusão, alteração e exclusão) das informações referentes à rescisão de contrato de trabalho e, assim que as informações são recebidas, o HomologNet realiza crítica, faz cálculos e gera o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho - TRCT.
“Todo o processo era realizado por sistemas diversos e agora estará tudo disponível para o trabalhador online. Ele faz cálculos com mais segurança jurídica para o trabalhador, quanto para os empregadores”, destaca Maria Antônia.
Outro benefício do HomologNet é a possibilidade do trabalhador consultar informações sobre sua rescisão de contrato de trabalho. Este sistema também dá suporte ao MTE nos procedimentos de assistência.
AVANÇOS
O Presidente da ADESC, André Farrath, destacou que a atuação da agência é para promover o desenvolvimento e implantação de novas ferramentas. “Trouxemos essa novidade em primeira mão. Esse encontro foi extremamente esclarecedor, porque como a obrigatoriedade será em julho, essas dúvidas já estão sendo sanadas. Eu acredito que, dessa forma, com esse avanço tecnológico que estamos tendo, vamos poupar tempo e simplificar o serviço do Departamento Pessoal das empresas”.
O Superintendente do Ministério do Trabalho, Heli Siqueira de Azevedo, pontou que já foi instalada uma fábrica de Carteiras de Trabalho na região e agora fez questão de participar desse anuncio da implantação do HomologNet.
“Sou da região e tenho o maior prazer de trazer novidades para cá. Realmente fiquei muito satisfeito em ver a expressiva presença de contadores, advogados e funcionários dos setores de recursos humanos e de departamento pessoal de várias empresas e escritórios”.
O sistema HomologNet é importante porque traz mais rapidez aos processos da empresa quanto à rescisão e homologação do contrato de trabalho.
Heli Siqueira considera que o novo processo vai tornar a relação de trabalho mais segura, confiável e transparente. “O sistema vai dar segurança de que os cálculos das verbas rescisórias estão corretos. E o patrão vai saber que a conta está sendo homologada pelo MTE. Dará garantia para os dois lados”, finalizou.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com