BELO HORIZONTE (MG) - O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou nesta segunda-feira (13/7) no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, autorização para a retomada de 52 obras que estavam paralisadas desde o ano passado. Entre as obras autorizadas, o governador assinou a ordem de serviço para intervenções e melhorias na sinalização noturna do aeroporto de Santo Amaro de Minas, em Manhuaçu, no valor de 565 mil reais.
“Nós herdamos um conjunto de obras que estão aí e temos que dar conta delas. Elas foram paralisadas no ano passado por dificuldades financeiras, ou seja lá quais forem, que o governo passado teve. E temos de resolver. O governo é para resolver problemas. Vamos conclui-las e entregá-las ao povo de Minas Gerais”, afirmou o governador.
Fernando Pimentel disse ainda que, apesar das dificuldades financeiras encontradas pela atual gestão, o governo está fazendo um grande esforço para tirar as obras do papel. “Obra parada é ruim para todo mundo. É ruim para o prefeito, para o governo, e ruim principalmente para o cidadão e a cidadã. Temos de resolver. E como é que resolve? Retomando a obra”, frisou. “Estamos com déficit, com grandes dificuldades, mas isso não significa manter o problema do jeito que está”, completou.
Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, além das 772 obras paradas que vão ter andamento até o final do mandato de Pimentel, outras ações serão definidas nos próximos meses a partir do diagnóstico traçado pelos 17 Fóruns Regionais de Governo. “Estamos falando de obras que a comunidade escolhe. Com os fóruns, saberemos o que a sociedade quer. As que já estavam definidas nós vamos terminar. Mas, para fazer as novas, temos de saber o que cada região quer”, concluiu.
COMEMORAÇÃO
Há poucos dias, o deputado estadual João Magalhães destacou que o Governador Fernando Pimentel atendeu a seu pedido e incluiu a liberação do valor de 565 mil reais para as obras de sinalização e remoção de obstáculos à operação noturna do aeroporto de Santo Amaro.
Nesta segunda-feira, o parlamentar comemorou a autorização para a execução das obras. "É uma medida importante para o aeroporto e, principalmente, para a economia da região. Vários prefeitos e lideranças me procuraram sobre essa necessidade de sinalização noturna. Agora, comemoramos a autorização para que seja iniciada a obra", afirmou.
Ele explicou que as melhorias são na parte de sinalização de topos de morro e torres de energia elétrica que ficam no raio de cinco quilômetros do entorno da pista. Devido à falta dessas medidas de segurança, o local não é homologado para pousos e decolagens no período noturno, o que representa um obstáculo a aviação comercial.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br