LAJINHA (MG) - Neste final de semana, a cidade de Lajinha esteve em festa. Isso graças às finais de três categorias (Sub-11, 13 e 15) da Copa Gol de Placa. Além de premiação para as equipes vitoriosas, receberam troféus os melhores goleiros e os artilheiros da competição.
Na primeira partida das finais, pelo Sub-11, o União de Lajinha venceu o Ibatiba por 3 a 0. Os gols foram marcados por Gabriel “Peguim” (2) e Alan “Chihuahua”. Já na final válida pelo Sub-13, União de Lajinha novamente se sagrou campeão ao derrotar o Ibitirama, por 3 a 0. Os gols foram marcados por Davi Rodrigues, Davi Sangi e Diogo Domingos. Na última partida do dia, o Ibatiba venceu o Taparuba, por 1 a 0. O gol da vitória foi anotado pelo jogador Fabrício.
O torneio contou com importantes destaques. Pelo Sub-11, Danilo do Ibatiba se sagrou artilheiro, enquanto Leozinho do União foi eleito o melhor goleiro. Já pelo Sub-13, quem levantou a taça de artilheiro foi o jogador Matheus Coutinho do União e Preguinho do União foi o melhor goleiro. Pelo Sub-15, Igor do Taparuba foi o maior artilheiro e Ítalo do Ibatiba foi eleito o melhor goleiro.
ORGANIZAÇÃO
A reportagem conversou com um dos apoiadores do evento, o advogado e presidente do União de Lajinha, Giovanni HermisdorffSanglard. Segundo ele, como missão, o projeto Gol de Placa do União Futebol Clube, clube tradicional da Região, fundado em 1938, busca a partir da prática esportiva, promover a proteção integral de crianças, jovens e adolescentes lajinhenses, a sua inserção na comunidade bem como a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e atuantes na sociedade.
“Tal proposta tem como principal objetivo promover a associação entre a prática esportiva e valores como convivência social, limites que organizam as relações interpessoais, cooperação, união, e trabalho em equipe, base para a construção da cidadania”, explicou.
A Copa Gol de Placa nasceu a partir de uma demanda crescente e observada por aqueles que atuam, voluntariamente, junto às dependências do Estádio Nelson França, de propriedade do União Futebol Clube, onde as atividades do esporte, cultura e lazer são praticadas. A prática do futebol sempre se destacou como uma das mais importantes ações de participação comunitária neste espaço, como fonte de possível fortalecimento da identidade individual e grupal.
De acordo com Giovanni, como principais objetivos a Copa busca promover a prática esportiva em todas as classes sociais, fazendo com que as crianças, jovens e adolescentes desenvolvam uma visão coletiva; Oportunizar o desenvolvimento físico, psicológico e social, de maneira saudável, orientada e com acompanhamento técnico; Propiciar às crianças, jovens e adolescentes o conhecimento técnico, tático, disciplinar e solidário; além de, Integrar o aluno, professor, técnico, coordenadores, família e comunidade, atendendo a nossa perspectiva de inclusão social.
A competição foi organizada pela Prefeitura de Lajinha, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com Rogério (Miquita) e Hermes.
Com informações do Diário de Manhuaçu - Fotos: Fabiano Feijão