Em sua terceira edição, o concurso conta com a participação de 39 escolas públicas. Sendo dividido em três categorias. 27 escolas, dos 27 estados da federação, que ficarão cada uma com um prêmio oferecido pelo MEC, no valor de 25 mil reais, do qual ficou premiada a escola estadual de Santana do Manhuaçu, além desta categoria, ainda haverá premiação, nas categorias regional e nacional, com premiação de 40 e 60 mil reais. A Escola Estadual Célia Pereira Mendes foi vencedora na etapa estadual com o projeto “Avaliação Epidemiológica de Parasitoses Intestinais em Crianças na faixa Etária de 05 a 10 anos”, baseado em um trabalho de levantamento voluntário de investigação da presença de parasitos, no tratamento da água e na destinação de feses e lixo, das residências na localidade de Barra Alegre, que contou com o apoio dos moradores, além de 100 crianças que ajudaram o professor Júlio César na pesquisa para os exames Parasitológicos.
As crianças identificadas com diagnóstico positivo, foram tratadas com atendimento médico da rede publica municipal. Após este trabalho realizado em 2006, em 2007, surgiu o “III Prêmio Ciências no Ensino Médio”, pelo MEC, quando os professor e colaboradores tiveram a idéia de enviar o projeto para avaliação, tendo em vista que os projetos precisariam estar em andamento, o que estava sendo feito em Santana do Manhuaçu, o que garantiu o prêmio na categoria estadual.
O trabalho foi desenvolvido por alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os estudantes participaram ativamente do trabalho, juntamente com o autor do projeto, professor Júlio César e seus dois co-autores, os professores Henock Tuelher e Adalton Rocha.
O Prêmio Ciências no Ensino Médio, tem como objetivo estimular a prática de investigação científica nas escolas da rede pública e valorizar as iniciativas com destaque para formação científica, além do desenvolvimento de projetos inovadores bem sucedidos, juntos aos alunos do ensino médio no país.
Antônio José - 14/04/08 - 23:43 - portalcaparao@gmail.com