Portal Caparaó - Irmãos Dutra conquistam 2º lugar no prêmio Fazenda Sustentável
Agronégocios

Irmãos Dutra conquistam 2º lugar no prêmio Fazenda Sustentável

04/08/2015 - Atualizado em 04/08/2015 07h10

SÃO PAULO (SP) - A fazenda Água Limpa em São João do Manhuaçu, dos irmãos Ednilson e Walter Dutra, foi a vice-campeã do 2º Prêmio Fazenda Sustentável. A vencedora foi a fazenda Daterra Atividades Agrícolas, de Patrocínio (MG). O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (4/8), durante uma cerimônia de homenagem aos vencedores e finalistas do prêmio, em São Paulo.

A Fazenda Água Limpa, que produz o Café Dutra, é especialista em produzir grãos com valor agregado para o mercado externo. Propriedade familiar tocada por dois irmãos, Walter e Ednilson, esta fazenda mostrou que é possível produzir com responsabilidade, mesmo no alto dos morros.

A Água Limpa está localizada em São João do Manhuaçu, nas montanhas das Matas de Minas Gerais. A fazenda tem 1000 hectares – 700 de café e 300 de matas nativas – além de atividades complementares como pecuária de leite e cultivo de frutas típicas da região.

A preocupação com a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento humano também são seus pontos fortes. As certificações UTZ Certified, 4C, ABSC e RainForest, rótulos que garantem qualidade no exterior também trazem a rentabilidade necessária para continuar as atividades.

Iniciativa da revista GLOBO RURAL, com apoio do Rabobank e da Fundação Espaço ECO, neste ano, as fazendas competiram pelo índice geral de sustentabilidade [no ano passado, as fazendas foram eleitas por categorias: cultivos perenes, semi-perenes, pecuária e silvicultura.

Ao todo, foram 124 participantes. Elas passaram por uma rigorosa análise, com base em metodologias científicas que medem o seu índice de ecoeficiência, social e financeiro. 47 passaram para a segunda fase e 30 foram classificados para a terceira etapa.

O processo foi feito em uma plataforma online. Na última fase do prêmio, que aconteceu durante os meses de maio e junho, as primeiras 10 fazendas da lista passaram por uma auditoria realizada por técnicos em sustentabilidade.

Para eleger os vencedores, a organização do prêmio reuniu, no final do mês de junho, uma Comissão Julgadora que, de posse de informações, gráficos, relatórios fotográficos e comentados, elegeram as campeãs. Fizeram parte desta comissão o coordenador-geral nacional do Senar, Matheus Ferreira Pinto da Silva; Eduardo Pinheiro Cavalcanti, responsável pelo Programa de Agricultura da WWF/Brasil, e o vencedor do 1º Prêmio Fazenda Sustentável, o pecuarista José Luiz Niemeyer dos Santos, proprietário da Fazenda Terra Boa, de Guararapes (SP).

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

REPORTAGEM DA REVISTA GLOBO RURAL

Café na Montanha

Leia a reportagem no site da Revista clicando aqui

Veja o vídeo com os dois produtores aqui.


 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.