MANHUAÇU (MG) - Um grande volume de negócios, estrutura e organização comparados a grandes eventos, uma cooperativa tradicional, em crescimento e com solidez econômica, assim o Sicoob Credilivre comemora o sucesso do 1º Encontro do Agronegócio, realizado em Manhuaçu. Em sua primeira edição, o evento teve saldo extremamente positivo e pretende tornar-se um marco dentro do cooperativismo, promovendo e valorizando a cadeia produtiva e, principalmente, seus protagonistas, os associados do Sicoob Credilivre.
Realizado durante os dias 17 e 18 de setembro, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, o encontro foi aberto com a presença de autoridades e toda a diretora e conselho do Sicoob Credilivre. Além disso, centenas de cooperados lotaram o espaço de palestras para assistir a apresentação sobre os cenários do mercado e o cooperativismo, com o veterinário e administrador de empresas Rodrigo Azevedo Guimarães. Ainda aconteceram palestras com Gil Carlos Barabach sobre tendências e perspectivas do mercado de café e com Christiano Nascif sobre redução de custos de produção através do cooperativismo.
VOLUME DE NEGÓCIOS
Diferente de outros eventos do setor, o encontro do agronegócios teve um público segmentado. O Sicoob foi responsável por promover a estrutura para reunir as empresas associadas à cooperativa e os produtores dos doze municípios de sua atuação, que também são associados ao Sicoob Credilivre.
Centenas de pessoas visitaram a feira durante os dois dias do evento. O volume de negócios, estrutura e organização surpreenderam toda a cadeia do agronegócio, especialmente por ser a primeira edição. Foram mais de 40 empresas participantes, que disponibilizaram aos produtores preços baixos, facilidade de pagamento, variedade de produtos, implementos agrícolas, insumos, adubos, defensivos e veículos automotivos.
Para incentivar os negócios, o Sicoob Credilivre montou uma estrutura com taxas e condições diferenciadas para os negócios fechados durante o evento.
VEJA AS FOTOS COM NERSO DA CAPITINGA
O presidente do Sicoob Credilivre, Sebastião de Lourdes Lopes, diz que a quantidade de negócios fechados surpreendeu. “O cenário de incerteza da economia brasileira, os reflexos da estiagem e os preços do café, eram alguns dos fatores que nos preocupavam em relação às expectativas de negociação. O produtor rural está receoso com o cenário econômico que o país atravessa, além da diminuição de sua renda. Diante essa situação, nos surpreendeu essa grande participação do nosso associado. Tivemos um número de negócios fechados que superou todas as nossas expectativas. Um resultado que surpreendeu a todos”.
De acordo com o presidente, o produtor entendeu o objetivo do encontro, que é o de justamente oferecer condições para que ele enfrente uma eventual crise. “Nós realizamos palestras e convidamos todos os associados, preparando o produtor para que ele aproveitasse as condições de comercialização do evento de forma consciente. Quero aqui agradecer a Deus, aos nossos colaboradores e a todos os parceiros nesse grande evento”, ressaltou.
DESTAQUES
Estrutura, divulgação e suporte dos colaboradores do Sicoob Credilivre foram os três pontos mais citados pelos associados como fatores positivos do 1º Encontro do Agronegócio. “Ainda estamos na primeira edição e temos muito a apreender. Ficamos feliz que deu tudo certo. As empresas vieram com estandes e um mix de produtos diversificados e os associados tiveram vantagens significativas em seus negócios. O suporte oferecido pelos colaboradores do Sicoob também foi um grande diferencial e bastante elogiado por todos”, destaca o gerente de negócios Adriano Freitas.
Segundo ele, a satisfação dos cooperados com o evento é extremamente importante, um incentivo para que possam realizar um encontro ainda maior no próximo ano.
Para o conselheiro do Sicoob Central Crediminas, Ricardo Ferreira, o resultado satisfatório era esperado. “O Sicoob Credilivre é a segunda maior cooperativa da nossa rede. Tínhamos certeza absoluta que o encontro seria um grande sucesso. Os produtores participaram, fecharam negócios em todos os setores. Com certeza, o 1º Encontro do Agronegócio foi um show e se tornará, em breve, um dos maiores eventos do cooperativismo de Minas Gerais”.
Para o prefeito, Nailton Heringer, “Manhuaçu é um polo de todos os municípios da região e tem que incentivar eventos como este. Tenho certeza que no próximo ano, o evento será muito melhor e se tornará um dos maiores da região. Todos os associados, parceiros e produtores que participaram estão de parabéns”.
O encerramento foi com o show do humorista Nerso da Capitinga, na tarde de sexta-feira. Antes, o diretor-presidente fez o anúncio mais esperado: na primeira quinzena de setembro de 2016 haverá a segunda edição do Encontro do Agronegócio.
Carlos Henrique Cruz - Fotos Jailton Pereira / Arca Vídeo - carlos@portalcaparao.com.br