Portal Caparaó - ACIAM se reúne com prefeito para discutir Simpósio de Cafeicultura
Agronégocios

ACIAM se reúne com prefeito para discutir Simpósio de Cafeicultura

01/10/2015 - Atualizado em 01/10/2015 15h00

MANHUAÇU (MG) - O prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, recebeu na segunda-feira, 28, em seu gabinete, a visita de diretores da ACIAM – Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu, liderados pelo presidente da entidade, Silvério Afonso. Durante o encontro, os empresários informaram ao prefeito sobre o início dos preparativos para a realização do Simpósio de Cafeicultura, em 2016, que chega a sua 20ª edição.

O evento, que faz parte do calendário do Ministério da Agricultura, foi enaltecido pelo prefeito Nailton Heringer. “Manhuaçu está de parabéns porque fazer 19 eventos e agora indo para o vigésimo, sem nenhum intervalo quebrado é um marco histórico” – destacou. O prefeito afirmou ainda que o Simpósio de Cafeicultura hoje não é só de Manhuaçu mas um evento regional por atrair interesses comuns de empresários, consumidores e cafeicultores. “Nós entendemos que Manhuaçu trabalha em unidade com os demais municípios de Minas e alguns do Espírito Santo no que tange à desenvolvimento, simpósios e busca de oportunidades” – afirmou Heringer.

O presidente da Associação Comercial de Manhuaçu, Silvério Afonso, agradeceu a recepção do prefeito Nailton Heringer e afirmou que a entidade vive um novo momento, com a nova diretoria preparando o seu primeiro simpósio do café. “Estamos buscando ampliar o leque de parcerias. A prefeitura já vem parceira há muitos anos, mas a gente quer agora um envolvimento maior, não só da prefeitura mas também da iniciativa privada e as instituições que são parceiras como o SEBRAE, Sindicato Rural, EMATER, SCAMG, entre tantas outras” – comentou Silvério. Ele participou da reunião acompanhado dos diretores Daniel Gerhard, Joacir Fortunato Marques e Maurélio Carlos.

Com o simpósio chegando à sua vigésima edição, a ACIAM está antecipando as conversas para preparar uma grande edição, motivada pelas conquistas ao longo dos últimos anos. “Há 20 anos não se falava em qualidade do café em Manhuaçu e região. O simpósio foi a porta, a abertura para que o produtor entendesse que a qualificação do café seria um bem maior para a nossa região. Hoje quem não produz café bom, não tem mercado, vende o seu café por um preço bem inferior” – destacou. “Estamos trabalhando para aumentar as parcerias e essa primeira reunião com o prefeito foi importantíssima porque a gente já tem certeza que grandes frutos vão sair deste bate papo aqui” – afirmou Silvério.

A evolução do simpósio e sua importância na vida do produtor, do comércio em geral foram destacadas pela direção da ACIAM. A promoção sempre foi uma porta de entrada para a região, para o produtor, apresentando conhecimentos, informações e novas tecnologia. “Nesses últimos vinte anos foi que começaram a surgir os concursos regionais de café na região. Isso foi um desafio para o produtor que passou a se interessar e buscar conhecimento. Hoje a região produz um café de altíssima qualidade” - destacou.

A 20ª Edição do Simpósio de Cafeicultura está previamente agenda para o mês de março. As datas reservadas junto ao Ministério da Agricultura são os dias 15 a 18 de março. Serão três dias no Parque de Exposições, no bairro Ponte da Aldeia, onde vão acontecer as palestras, minicursos e os stands com as empresas expositoras apresentando as novidades no mercado. O quarto e último dia do evento acontece na fazenda experimental da Fertilizantes Heringer.

PAUTA AMPLIADA

O prefeito Nailton Heringer destacou que a antecipação da discussão é necessária pois, as questões relacionadas ao poder público são mais lentas, dependem de ajustes de leis. A antecipação na organização também colabora para o sucesso e pleno êxito em relação as palestras que serão ofertadas. “É a primeira vez no meu governo que eu sou chamado para discutir o evento, e sugeri que chamemos as prefeituras, as associações comerciais, os clubes de diretores lojistas, os sindicatos dos produtores e dos trabalhadores rurais da região, para que nós possamos debater a nossa cadeia do café e onde nós precisamos de alguns aperfeiçoamentos” – pontuou.

A sugestão para ampliação das discussões em relação à organização do simpósio e aos problemas relacionados a cafeicultura envolve também outros atores como o comércio e a indústria que movimentam essa cadeia. “Nosso anseio é trazer uma discussão entre poder público e as entidades de Manhuaçu e região para a nossa sustentabilidade, não só pensando nesses próximos anos, mas uma agenda para os nossos filhos e netos, porque nós temos que pensar isso” – lembrou. “Nós temos visto isso em alguns lugares. Em uma missão recente a Londrina e Maringá no Paraná, percebemos isso de maneira muito clara onde as associações comerciais e os demais atores, o poder público tanto o Legislativo quanto o Executivo, unidos em pautas organizadas para discussão de desenvolvimento” – concluiu.

Secretaria de Comunicação Social 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.