Portal Caparaó - Lançamento do livro Chegar ao Topo é Possível
Entretenimento

Lançamento do livro Chegar ao Topo é Possível

20/10/2015 - Atualizado em 21/10/2015 09h30

MANHUAÇU (MG) - O auditor fiscal da Receita Estadual em Teófilo Otoni, Márcio Barbosa dos Reis, participou de Sessão Solene da Academia Manhuaçuense de Letras (AML), na noite de sexta-feira, 16/10, e lançou seu novo livro: “Chegar ao Topo é possível”. Natural de Santa Margarida, ele já é autor, também, dos livros “O jovem e o mundo em transição” (1986) e “Tributo Poético – coletânea em versos” (2002).

A cerimônia de lançamento foi prestigiada por familiares e amigos de Márcio Barbosa dos Reis, além dos membros da Academia Manhuaçuense de Letras e autoridades de Manhuaçu.

TRAJETÓRIA

A trajetória pessoal de Márcio Barbosa dos Reis é um grande exemplo de vida e ilustra parte de sua proposta com o livro “Chegar ao topo é possível”, obra mais recente do autor, disponível em versão digital na Editora Saraiva e, na versão impressa, na Editora Perse.

Ele nasceu em Santa Margarida e estudou na Escola Estadual Padre Bento de Souza Lima, habilitando-se ao Magistério e em Técnico em Contabilidade. Foi cobrador de ônibus, agricultor, auxiliar de escritório. Exerceu a profissão de professor de Matemática, Estatística, Química, Física, Biologia e Ciências nas Escolas Padre Bento de Souza Lima e Ribeirão de São Domingos, em Santa Margarida; Rita Clara Sette, em Santo Amaro de Minas, e Dr. Eloy Werner, em Realeza.

Em sua trajetória, Márcio Barbosa não parou de estudar. Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (1987). Pós Graduado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (1995) e em Direito Tributário pelas Faculdades Integradas Jacarepaguá (2008). É teólogo, psicanalista, escritor e contabilista. Atualmente é auditor fiscal da Receita Estadual, ocupante do cargo de Delegado Fiscal de Trânsito na Delegacia Fiscal de Teófilo Otoni - Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra.

Márcio Barbosa dos Reis estreou na literatura em 1986, com a publicação do livro “O jovem e o mundo em transição”. Em 2002, integrou a coletânea “Tributo Poético”, lançada pelo SINDIFISCO-MG. No ano passado, uma de suas poesias, intitulada “Simplesmente água”, foi selecionada para publicação numa edição especial da revista Café com Letras, editada pela Academia de Letras de Teófilo Otoni.

LANÇAMENTO

Durante o lançamento do livro, ele fez questão de ressaltar a alegria de reencontrar amigos e colegas de profissão, especialmente na área de educação.

Ao falar aos presentes, ele destacou que o livro tem como proposta mostrar às pessoas que é possível chegar aonde desejam.  “O sucesso não é produzido em fábricas e nem é fácil de alcançar, mas é plenamente possível de se obter quando se tem foco, objetivo definido, paixão por aquilo que faz. É possível vencer as barreiras, superar obstáculos fazendo o melhor. O próprio livro para mim foi muito importante para que eu pudesse dar uma virada em minha vida e deixasse o ostracismo de lado e começasse a fazer algo a mais para beneficiar a comunidade. Uma pessoa que não é realizada vive frustrada, amargurada e sofrendo. É possível mudar esta história. É possível se realizar pessoal e profissionalmente. Depende de cada um. A leitura do livro trará uma ótima surpresa”.

Márcio Barbosa também ressaltou a importância da leitura e a necessidade das pessoas investirem em conhecimento. Membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni, o escritor parabenizou o trabalho da Academia Manhuaçuense de Letras na difusão da cultura e no incentivo a leitura e formação dos cidadãos.

HOMENAGENS

O Presidente da AML, Dr. Luiz Gonzaga Amorim, também fez a entrega, pelo acadêmico Fernando Lima de um diploma de Mérito Cultural ao escritor Márcio Barbosa dos Reis.

Em reconhecimento ao Dia do Professor também foram entregues dois diplomas de Mérito Cultural da Academia Manhuaçuense de Letras. A professora Maria Barbosa dos Reis Vieira, de Santa Margarida, recebeu das mãos da acadêmica Dilma Rezende Lima, e a professora Celeste Fraga das mãos do acadêmico Eduardo Portilho.

A cerimônia foi conduzida pelo Presidente Luiz Amorim, acompanhado da vereadora Aponísia dos Reis, do advogado José Magalhães (representando a Maçonaria de Manhuaçu) e o oficial de justiça da Comarca de Abre Campo Leandro Luiz Vieira.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.