MANHUAÇU (MG) - Empresários da região do Caparaó, Muriaé e Espírito Santo reuniram-se na manhã da última quarta-feira, 11/11, no salão de evento do Hotel Gran Café, em Manhuaçu onde foram discutidos diversos assuntos sobre o fortalecimento da economia e alternativas econômicas para a região do Caparaó. O evento foi promovido pela ADESC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó).
Entre os assuntos discutidos as alternativas para o mercado de café no qual foi apresentado o chá de café verde, muito consumido na Europa e Estados Unidos e o ajuste do ICMS em Minas foram o que mais chamaram a atenção dos participantes.
Para o Presidente da ADESC – Agencia de Desenvolvimento Economico Social do Caparaó, André Farrath é muito importante que a região se fortaleça e busque alternativas econômicas para vencer a crise. “Nós somos os maiores produtores de café do estado, pra não dizer do país, temos que buscar alternativas que vão além do café especial, a exemplo deste chá de café verde, que virou uma febre nos Estados Unidos e Europa”, disse.
Já o ajuste do ICMS em Minas assusta os empresários. “Temos que nos unir e fazer com que nossa insatisfação chegue ao nosso governador. Estamos numa região de fronteira e o ICMS mais caro que em outros estados, principalmente no Espírito Santo e Rio de Janeiro, nossos vizinhos”, ressaltou André Farrath – “Isso tem favorecido a migração de empresas que antes poderiam se instalar por aqui, irem para um desses dois estados vizinhos e no final, quem paga a conta somos nós”, completa.
No encontro ainda ficou acordado um novo encontro com a participação do interventor do Cartório de Registros de Imóveis de Manhuaçu, dr. José de Magalhães, no qual serão repassadas orientações sobre os procedimentos para solicitações e entradas de documentos nos cartórios de imóveis, a fim de agilizar o atendimento ao empresário e evitar idas e vindas nos cartórios para regularização de imóveis e outros.
Além dos empresários de Manhuaçu e membros da diretoria da ADESC estiveram presentes o Vereador da Câmara de Iuna no Espírito Santo e Jornalista José Saloto; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Reduto; o diretor do Grupo Vemasa/Muriaé, Eduardo Costa; do Vice-prefeito de Caparaó, Elias Rodrigues.
Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br
Jailton Pereira