MARTINS SOARES (MG) - Profissionais das Fazendas Heringer participaram na última semana, de 9 a 13 de novembro, da 1ª edição da Sipatr (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Rural), em Martins Soares.
O evento, que reuniu os colaboradores no sítio do armazém, no Córrego dos Batistas, teve como objetivo principal orientar e conscientizar os profissionais sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. O diferencial foi o foco no meio rural.
O técnico de segurança do trabalho, Marcelino de Jesus Dornelas, destaca a importância da Sipatr para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários. “É um evento muito importante, pois além da conscientização sobre prevenção de doenças e acidentes no ambiente de trabalho, também foi uma semana para a integração e valorização dos funcionários”, afirmou.
Durante a Sipatr, os funcionários assistiram a nove palestras sobre temas relacionados a saúde e segurança, além de participarem de atividades de recreação.
A abertura foi na segunda-feira, com a palavra do Gerente Geral das Fazendas Heringer, Samuel Carlos Dias. Em seguida, o pastor Arthur Corrêa celebrou um culto de agradecimento a Deus. A primeira palestra foi sobre tecnologias utilizadas na cafeicultura de montanha com o Adminstrador e técnico agrícola Sinésio Leite (Presidente da CIPATR) e o engenheiro agrônomo João Paulo, que atuam nas Fazendas Heringer.
Na terça-feira, o técnico em segurança do trabalho do Laboratório São Lourenço, Geovane Santos, apresentou a palestra Acidente de Trabalho e suas consequências. Na quarta, o técnico agrícola do CEPEC Rodrigo da Silva Oliveira falou sobre o tema “Produzindo com Sustentabilidade”. O sargento Edmar apresentou a palestra “Combate às Drogas” e o engenheiro agrônomo José Lourenço trouxe a palestra “Segurança no manuseio de agrotóxicos”.
A quinta-feira foi marcada pelas palestras “Doenças Sexualmente Transmissíveis” e Acidentes com animais peçonhentos” com o enfermeiro do Centro de Saúde de Martins Soares, Alisson Lopes de Souza. O encerramento na sexta teve as palestras “Riscos Psicossociais” com o técnico em segurança do trabalho, professor José Antônio; e administradora Gisely Xavier sobre “Trabalho em Equipe”.
O encerramento teve a palavra do presidente da CIPATR Sinésio Leite e o Gerente Samuel Carlos Dias. Houve sorteios de brindes para os participantes e uma confraternização.
Sinésio Leite, presidente da Cipatr (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Rural), as palestras realizadas durante a Sipatr são um incentivo para os colaboradores continuarem seguindo as práticas de segurança. “É uma oportunidade de reforçar ainda mais essas questões, fazer com que os funcionários não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança”, disse.
A Semana de Prevenção é um evento obrigatório nas empresas brasileiras, segundo a legislação trabalhista, e deve ser organizada anualmente pela Cipa. A novidade foi justamente a realização dentro do ambiente da fazenda com foco no trabalho rural.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br