REDUTO (MG) - Empossada a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Reduto. O presidente Antônio Marcos Blunck tomou posse com sua diretoria para o mandato de quatro anos com projetos e novidades para fortalecer o segmento da agricultura familiar no município.
A cerimônia foi prestigiada por membros da nova diretoria, parceiros, autoridades municipais e sindicalizados. Segundo o Presidente Antônio Marcos, vários projetos serão lançados. “É um desafio em função da atual crise que o país atravessa. Sabemos a importância do produtor rural na economia, afinal é ele que leva o alimento para a mesa de todos. Ao mesmo tempo, precisamos melhorar a renda dos cafeicultores. Estamos com projetos para agregar valor a essa produção de café e mudar essa realidade. Reduto é um dos maiores produtores da região e nós queremos amenizar as dificuldades, buscando preços justos para que todos saiam ganhando”, garante.
A agricultura familiar representa uma fatia importante da economia brasileira. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostram que a agricultura familiar representa 84% dos estabelecimentos rurais no país. Estima-se que 70% dos alimentos produzidos em território nacional sejam originários do segmento.
O presidente lembrou que Reduto tem uma área rural extensa, superior a 80% do total. Para ele, é importante incentivar a produção de cafés de alta qualidade pelos produtores associados, promover um desenvolvimento sustentável e aumentar a qualidade de vida de suas famílias. “Os produtores devem se filiar e participar do sindicato, dessa forma teremos condições de certificar a qualidade, conseguir uma mesa de prova para saber a qualidade do que estão produzindo e obter preços justos”, destacou.
Além do presidente, foram empossados Vânia Helena Moreira de Oliveira (secretária), Orbino Elesbão de Morais (Tesoureiro) e os suplentes Júnior Carvalho de Souza, Luciano Emerick de Oliveira e Elisete Aparecida Silva. O conselho fiscal tem como membros efetivos Ireci José Marques, Ademocrácio Valentim de Morais e Edmilson Luís Robadel e como suplentes Gecília Aparecida Pereira Robadel, Maria da Penha Robadel da Conceição e Ângela Maria da Silva Verli.
PARCERIAS
Na cerimônia de posse, vários assuntos foram colocados em pauta, entre eles a importância da sindicalização dos trabalhadores rurais, agricultores e seus familiares. No encontro foram destacados os benefícios que o Sindicato oferece a seus associados e novos serviços que serão criados.
Antônio Marcos Blunck ressaltou também o excelente trablaho da Emater-MG e que além dessa parceria, vão fomentar ações com a Prefeitura de Reduto, Agrotec e com a ADESC (Agência de Desenvolvimento Sócio Econômico da Região do Caparaó). “São entidades que querem dar as mãos para que possamos fazer algo acontecer”, afirma.
O presidente da ADESC, André Farrath, falou sobre a importância da organização e fortalecimento do terceiro setor. “As organizações sindicais têm papel importante nestes tempos de crise política e econômica. Firmamos uma parceria com o Sindicato e a ADESC implantará o departamento de compra e venda, tanto de café, como compra em conjunto de produtos para os sindicalizados. O modelo de compra conjunta é uma alternativa para reduzir custos de produção dos associados, já que terão maior poder de negociação”.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br