LAJINHA (MG) - O Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha, em parceria com o Senar Minas e a Coocafé, realizou o primeiro curso de Recuperação e Proteção de Nascentes no município de Lajinha. A atividade durou três dias e foi realizada no Córrego Carvalhinho – justamente onde é captada a água que atende o município.
O Curso de Recuperação e Proteção de Nascentes para capacitar produtores na gestão da água de forma sustentável, com foco na produção e qualidade do recurso foi lançado no início de 2015. Considerando a preocupação em evitar a escassez, o curso surge como um aliado importante, já que, melhorando a qualidade da água, sua quantidade também aumenta. A turma piloto encerrou as atividades em julho no município de Reduto e, desde então, outras cidades do estado recebem o curso.
A capacitação é parte das ações do Programa Nosso Ambiente, lançado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), este ano. A carga horária é de 24 horas, dividida em três dias de aulas teóricas e práticas. Os alunos recebem conhecimentos sobre a legislação ambiental estadual e federal, a topografia e as características do local onde a nascente se encontra, como construir um ponto de captação e como registrar os dados da nascente recuperada para catalogação.
Para que o trabalho tenha continuidade após o curso, Wander Magalhães Moreira Júnior, analista técnico de Formação Profissional Rural do SENAR Minas, avisa que não basta recuperar a nascente – o produtor deve também adotar práticas agrícolas que previnam a ocorrência de erosão e assoreamento, assim como nova contaminação da água.
PROGRAMA NOSSO AMBIENTE
O objetivo do programa é fazer com que a produção de alimentos, fibras e energia priorize também a conservação dos recursos naturais: água, ar, solo e biodiversidade. Seu desenvolvimento se dá por quatro eixos básicos de atuação: gestão, representatividade, monitoramento e difusão.
Dentro dos eixos propostos, o programa trabalha a sustentabilidade das propriedades rurais, envolvendo projetos para recuperação e preservação ambiental; capacitação de técnicos, produtores e lideranças para disseminar e representar os interesses do setor; Criação de mecanismos para acompanhar e avaliar a implantação e evolução de práticas sustentáveis; e implantação e intensificação de ações de comunicação para difundir à sociedade a relevância e a atuação dos produtores rurais na preservação ambiental.
CADASTRO DE NASCENTES PROTEGIDAS
Para reduzir a escassez de água e proteger as milhares de nascentes que existem Brasil, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) criaram o Programa Nacional de Proteção de Nascentes. A iniciativa visa garantir o abastecimento de água no campo e na cidade, seguindo apenas cinco passos: 1º Identificar a nascente; 2º Cercar a nascente; 3º Limpar a área; 4º Controlar a erosão e 5º Replantar espécies nativas.
Para mais informações sobre o cadastro, acesse: http://www.canaldoprodutor.com.br/cadastreumanascenteprotegida
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br