Os Telecentros Comunitários fazem parte do programa de inclusão digital do governo federal, que, por intermédio do Ministério das Comunicações, está executando o programa em todo o País. A estrutura dos Telecentros assegura acesso à Internet de alta velocidade para todos os municípios brasileiros, com livre utilização pela comunidade. “Há alguns anos, era uma verdadeira maratona conseguir uma ligação internacional. Hoje, estamos colocando o país inteiro na vanguarda das telecomunicações. Os Telecentros fazem parte desse processo de desenvolvimento do nosso país”, afirmou.
De acordo com dados da assessoria do Ministério, em todo o País cerca de 80% dos municípios já se cadastraram e estão aptos a assinar o Termo de Doação com o Ministério das Comunicações para receberem os equipamentos. Em Minas Gerais, o percentual de municípios cadastrados chega a 85%.
TECNOLOGIA
Diversas ações estão sendo desenvolvidas com o objetivo de ampliar o acesso à modernas tecnologias de informação e comunicação, especialmente para a população de baixa renda. Uma das medidas do programa é a instalação de internet banda larga em todas as mais de 142 mil escolas públicas do Brasil, com previsão para conclusão em 2010.
O kit que compõe cada Telecentro Comunitário é constituído de um servidor de informática; 10 computadores; uma central de monitoramento com uma câmera de vídeo de segurança; um roteador wireless (sem fio); 11 estabilizadores; uma impressora à laser; um projetor multimídia (data show); 21 cadeiras; uma mesa do professor; 11 mesas para computador; uma mesa para impressora; e um armário baixo.
Os telecentros serão conectados à internet de alta velocidade e contarão com os serviços de telefonia, via VoIP e IPTV, para permitir a veiculação de programas como a TV Escola.
Hélio Costa também aproveitou a cerimônia para registrar os investimentos nos serviços de telefonia e internet em Minas Gerais, a ampliação da rede de telefonia celular em todo o país. Na fala aos participantes, o ministro ainda comentou a TV Digital e garantiu que vários distritos serão beneficiados com telefonia móvel em Minas Gerais.
AGRADECIMENTO
O Deputado Federal João Magalhães destacou sua satisfação com a visita do Ministro Hélio Costa a Manhuaçu. O parlamentar ainda lembrou investimentos dos Correios e nas áreas de Comunicação e Telecomunicações na região. O deputado ainda agradeceu pela liberação de três emissoras de rádio FM comunitárias no município de Manhuaçu: Bairro Nossa Senhora Aparecida (na cidade) e nos distritos de Vilanova e São Pedro do Avaí.
Além do agradecimento a Hélio Costa, o Prefeito Sérgio Breder aproveitou para lembrar dos investimentos que o governo Lula faz no campo social e da cidadania, como o projeto de inclusão digital. Em sua fala, ele ainda pediu o empenho do ministro para a BR-262. “Eu sei que não é da sua pasta, mas vai nos ajudar muito se levar o nosso pleito. Estamos com as lombadas eletrônicas paradas e a cada dia mais vidas são perdidas na BR-262 aqui em Manhuaçu. É preciso que façamos alguma coisa”, afirmou.
CORREIOS
O ministro participou também da inauguração das obras de melhorias na agência central dos Correios de Manhuaçu e faz a entrega de computadores do Projeto Usa Bem dos Correios
O projeto, desenvolvido pela Diretoria Regional dos Correios em Minas Gerais, visa contribuir para a promoção de políticas governamentais relacionadas à inclusão social e digital, desenvolvimento e construção da cidadania.
As novas instalações da Agência de Correios com 465 metros quadrados visam melhorar a qualidade do atendimento postal e oferecer mais conforto aos funcionários e clientes da região.
Além das melhorias na agência, os Correios transformaram o segundo andar do prédio no Escritório de Negócios. “É um espaço destinado a reuniões e atendimento diferenciado a grandes clientes, A criação do escritório foi impulsionada pelo crescente potencial econômico de Manhuaçu, reconhecendo a posição de referência do município para o Leste de Minas”, explicou o diretor dos Correios em Minas Gerais Fernando Miranda.
USA BEM
A fim de contribuir para a promoção de políticas governamentais relacionadas à inclusão social e digital, desenvolvimento e construção de cidadania, a diretoria dos Correios em Minas Gerais desenvolve o projeto “Usa bem”, sob a orientação do Ministério das Comunicações .
Durante a cerimônia o ministro entregou cinqüenta microcomputadores para oito associações de cidades da Zona da Mata.
A cerimônia terminou com a visita às novas instalações.
Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira / Antônio José – 12/05/08 – 22:15 – portalcaparao@gmail.com