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Política

Workshop mostra que campanha não terá espaço para amadorismo

15/05/2008 - Atualizado em 17/05/2008 11h14

É impossível pensar em eleições, nos dias de hoje, sem pensar numa estrutura de marketing, assessorias jurídica e contábil e boas pesquisa atuando em todos os segmentos do eleitorado. O Marketing Político vem se consolidando cada vez mais como peça fundamental no processo eleitoral. Com esse foco, o Workshop promovido pela Logos Consultoria e Pesquisa lançou novas idéias, orientou profissionais e candidatos e destacou que a disputa este ano já será mais profissional.

Durante dois dias, os participantes puderam acompanhar quatro palestras que possibilitaram entender técnicas e conceitos mais modernos e eficazes, garantindo uma campanha estruturada, marcante e eficiente.

Logo na abertura, na sexta-feira, o professor Carlos Manhanelli, que já atuou em 234 campanhas por todo o país, mostrou que propaganda eleitoral deixou de ser apenas o ato de imprimir alguns milhares de folhetos coloridos e pichar os muros da cidade com o nome do candidato. “As campanhas eleitorais deixaram de ser intuitivas e se tornaram racionais, os palpites gratuitos cederam lugar à pesquisa; os temas principais, com determinadas palavras-de-ordem, aparentemente corretas mas aleatórias, agora têm origem em slogans com conceito e estratégia. Enfim: a campanha política deixou para trás o amadorismo para se tornar profissional”.

Após a discussão sobre marketing, o evento começou o sábado discutindo o poder da pesquisa. “Quem tem informação sai na frente, mas não pode ser qualquer informação, apurada de qualquer forma”, resumiu o palestrante e consultor da Associação Brasileira de Consultores Políticos Thiago de Carvalho Guadalupe. Ele mostrou como são feitas pesquisas eleitorais e demonstrou que os candidatos devem saber usar dessas ferramentas de forma estratégica em suas campanhas e em seus governos.

DIREITO E DINHEIRO

Entre os palestrantes da tarde de sábado, o professor de Direito Eleitoral, Lúcio Lédio de Souza, orientou sobre a Legislação para o pleito de outubro. Ele foi o primeiro advogado eleitoral no Rio de Janeiro a interpor ação pedindo de volta mandatos de vereadores infiéis do Partido dos Trabalhadores.

O advogado usou de seu para orientar sobre o que pode ou não ser divulgado pela mídia, sem que o político assessorado incorra em crime eleitoral, além disso detalhou o calendário e outros temas em voga na disputa municipal. No encerramento, o contador e presidente da Associação de Contadores Daniel Gerhard deu uma aula nas áreas de legislação e financeira.

 

 

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