O projeto Limpeza da Caixa D’Água tem como objetivo promover melhorias nos sistemas de armazenamento da água servida nos estabelecimentos de ensino público, tentando abranger a população em geral. O ideal é que as caixas sejam limpas duas vezes por ano.
A limpeza foi feita durante grande parte do sábado. Apesar das boas condições das instalações das caixas da escola, o Diretor Júlio Caetano destacou que o resultado foi uma grande mobilização com os alunos. “Nossos professores trabalharam com os alunos para questionarem seus pais sobre quando a caixa d´água foi limpa pela última vez. Eles foram para casa, apuraram isso e trouxeram os resultados. Isso tudo serviu para disseminar o trabalho em toda a comunidade escolar”, afirmou.
O projeto do SAAE pretende estimular o uso de reservatórios e caixas d’águas que estejam ecologicamente corretas e aperfeiçoar o sistema de água servido nos estabelecimentos de ensino para que as escolas sejam multiplicadores, entre outras ações.
O Diretor do SAAE, Gentil Pazeli, afirmou que a parceria é de extrema importância e que um grande número de pessoas é mobilizada para preservar a qualidade da água que chega às casas dos manhuaçuenses todos os dias.
Reunidos em uma das salas, os estudantes tiveram uma aula diferente. Durante o período, a equipe do SAAE mostrou como os pais ou alguém especializado nesse serviço deve fazer a limpeza.
“A criança tem um poder muito grande com os pais. Eles dão uma ordem e o pai cumpre. Portanto, a expectativa é que muitas caixas d’água na região sejam limpas”, considerou Júlio Caetano.
A água contaminada pela má manutenção de uma caixa pode causar doença como a diarréia e até a esquistossomose. A maioria dos estudantes ainda pode não compreender a gravidade dessas doenças, mas todas voltaram pra casa tendo a certeza de que não se pode deixar a caixa d’água suja.
O SAAE garante a qualidade da água até a residência. A limpeza da caixa, portanto, é de responsabilidade do dono da casa.
Carlos Henrique Cruz - 15/05/08 - 11:33 - portalcaparao@gmail.com