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Estado começa avaliação dos alunos em Minas

26/05/2008 - Atualizado em 27/05/2008 21h50

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizará pelo terceiro ano consecutivo a avaliação individual dos estudantes mineiros de oito anos para determinar o nível de leitura e escrita alcançado nas redes de ensino municipal e estadual em todo o Estado.

Entre os dias 27 e 30 de maio, os exames do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) atingirão todos os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Fundamental. Minas é o único Estado brasileiro a avaliar as crianças na fase de alfabetização. A partir deste ano, o MEC adotará uma avaliação em todo o país baseado no exemplo mineiro.

Este ano vão ser avaliados 348.709 estudantes matriculados em 9.294 escolas públicas estaduais e municipais. Realizado pelo Governo de Minas desde 2006, o Proalfa é uma avaliação censitária que permite mapear o desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental por rede, município, escola, turma e aluno, apontando o nível de alfabetização de cada um para estabelecer as políticas educacionais e, se for o caso, uma intervenção na aprendizagem de forma pontual. As provas são elaboradas pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O teste do Proalfa tem 20 itens de avaliação da leitura e da escrita – 12 fechados e oito abertos. Os resultados serão divulgados em agosto. Além dos alunos de oito anos, o Proalfa vai avaliar de forma amostral estudantes do 2º e do 4º ano. Os alunos do 4º ano que tiveram baixo desempenho em 2007 também serão avaliados. São 20.990 estudantes da rede estadual e 45.322 da rede municipal.

Resultados

O ponto de partida para a melhoria do desempenho dos alunos da rede pública foi a ampliação, a partir de 2004, da duração do Ensino Fundamental, de oito para nove anos em todo Estado, permitindo que os professores tenham mais tempo para preparar as crianças para a leitura e a escrita. As crianças passaram a ingressar na rede pública de ensino com seis anos de idade, dedicando mais tempo para formação educacional. A meta do Governo de Minas é que, em 2010, 100% das crianças matriculadas na rede pública saibam ler e escrever até os oito anos.

Desde então, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Educação, investiu na capacitação de professores. Realizou ainda três congressos estaduais de alfabetização – em cada edição, reuniu cerca de três mil professores e especialistas das escolas estaduais e representantes de prefeituras municipais – e implantou em todas as escolas o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), a partir dos resultados das avaliações, como âncora do processo de planejamento focado no desempenho dos alunos.

A avaliação individual do aluno permite identificar os níveis de aprendizagem em relação à alfabetização, à leitura e à escrita. A iniciativa do Governo de Minas tornou-se um eficiente meio de orientação para políticas públicas transformadoras na área de educação, já que permite mapear exatamente onde estão localizados o sucesso e as dificuldades dos alunos por escola, rede de ensino e por município. As crianças matriculadas nos 2º, e 4º anos do Ensino Fundamental também são avaliadas por amostragem. Em 2007, 51.253 passaram pelo exame.

Minas supera média nacional

Entre 2003 e 2005, a proficiência média do 4º ano do Ensino fundamental no Brasil, segundo o SAEB realizado pelo governo federal, cresceu 1,7%, subindo de 169,4 para 172,3, o que representa uma evolução anual média de + 0,86%. Já em Minas, a proficiência cresceu 6,8% no 4º ano e 6,5% no 3º ano. Embora não seja possível uma comparação linear, o crescimento verificado no Estado representa, para o intervalo considerado, uma evolução quase quatro vezes superior à média nacional verificada nos últimos dados disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).   Agência Minas - 26/05/08 - 20:32 

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