MANHUAÇU (MG) - O Aeroporto de Manhuaçu, no Distrito de Santo Amaro de Minas, está pronto para receber voos durante as 24 horas do dia. Pelo menos essa é a situação se depender apenas de iluminação de segurança nos topos de morros nas proximidades. A empresa Porto Seguro Engenharia, vencedora de licitação para executar o trabalho de sinalização dos topos de morros nas imediações do Aeroporto, apresentou esta semana ao Prefeito Nailton Heringer, durante encontro em seu gabinete, a conclusão do trabalho. A obra foi custeada pelo Governo de Minas Gerais.
No total foram instaladas e já estão em funcionamento 25 torres de sinalização, sendo seis a mais que as 19 previstas antes da execução do projeto. As torres são dotadas de luzes sinalizadoras de Led, alimentadas por uma bateria que é recarregada por energia solar.
Apesar do aeroporto ser dotado de iluminação para balizamento noturno, a ANAC - Agência de Aviação Civil, concedeu permissão somente para voos de aeronaves com até 50 passageiros e no período diurno. A instalação da sinalização de segurança nos pontos mais elevados garante agora a operação de voos durante as 24 horas do dia.
A intervenção havia sido determinada pelo Governador de Minas, Fernando Pimentel, junto com o anúncio da retomada de inúmeras obras no Estado. O investimento no município para esta obra foi da ordem de R$ 566 mil com o serviço.
ESTRUTURA
Inaugurado em 2007, o aeroporto de Manhuaçu, conta com uma pista de 1.170 metros de extensão com balizamento noturno e quatro mil metros de pátio para aeronaves, além de sala de embarque com 320 metros quadrados.
Localizado a cerca de 17 km do Centro da cidade, o objetivo do Governo municipal é, com a finalização das intervenções, atrair companhias aéreas que garantam voos regulares para Belo Horizonte e também Vitória, já que a cidade fica na rota de ligação das duas capitais, dessa forma ligando a região a qualquer parte do mundo, de maneira rápida e com segurança.