REDUTO (MG) - Aconteceu o curso de manutenção em roçadeiras no povoado Guarani, em Reduto, promovido em parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Reduto com o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e o Senar Minas.
Para quem pensa que a roçadeira é fácil de ser manuseada, engana-se. Durante a capacitação, nos dias 07 e 08 desse mês, o instrutor do Senar mostrou que o trabalho com a máquina, além de não ser simples, é perigoso. Por isso, a importância do curso. A roçadeira pode lançar pedras e resíduos de vegetação e pode causar acidentes sérios se o operador não estiver devidamente protegido, com os EPIs necessários.
O curso foi embasado em três pilares principais: conhecer a máquina, os riscos que ela oferece e o uso dos equipamentos de proteção individual. A pessoa que trabalha com a roçadeira precisa de protetor auricular, luvas de operação de máquina, óculos e viseira, calçado com perneira e avental. Com isso já é possível evitar acidentes graves.
Além da questão da segurança, os participantes aprenderam desde como usar devidamente a roçadeira e quais manutenções e cuidados é preciso ter com o equipamento para que ele tenha uma vida útil maior.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br