Desde sua fundação, uma frase exposta, no portal da entrada original, traduz de forma completa a missão abraçada pelo hospital: “Divinum opus sedare dolorem” – “divina obra de aliviar a dor” foi seguindo este compromisso que o HCL percorreu todos estes anos, ampliando sua estrutura física, o que possibilita atualmente, o acolhimento de 200 pacientes; oferecendo mais qualidade em seus serviços.
Pessoal
É com um quadro de colaboradores composto por 354 pessoas, que o hospital faz sua qualidade aumentar a cada ano. São médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros e seus auxiliares, pessoal administrativo, cozinheiras, faxineiras, laboratoristas, motoristas, secretárias, recepcionistas, farmacêuticos, bioquímicos, técnicos em radiologia, funcionários do setor de obras e mais pessoas voluntárias, todos conscientes da responsabilidade perante as vidas que chegam em busca do alívio da dor.
Conselho
O HCL possui um Conselho Superior formado por 50 membros da nossa comunidade, servindo voluntariamente à entidade. Entre esses são eleitos seis membros para composição da Mesa Diretora do HCL, que é responsável pela administração de toda a estrutura e pelo funcionamento do hospital. São homens e mulheres movidos pelos mais nobres sentimentos de solidariedade e de compaixão ao próximo.
Amor
Nenhuma obra é capaz de atravessar tanto tempo se não tiver em sua base o amor e o respeito ao próximo. Por isto, vemos o HCL fortalecer-se, crescer e aprimorar seus atendimentos de assistência aos doentes como meta ininterrupta. Acreditamos ainda que é o profissionalismo e a qualidade de nosso pessoal que faz o HCL superar todas as dificuldades e alcançar o reconhecimento dos órgãos superiores do Estado, como Hospital modelo no atendimento ao SUS, observa a Gerente Administrativa, Ana Lígia Assis Garcia, referindo-se à Medalha de Mérito da Saúde, conquistada pelo HCL em 2007, conferida pelo Governo de Estado de Minas
Obras
Amor e muito trabalho esta é a receita que move o HCL nesses 81 anos, assim, declara o Provedor do HCL, José Antônio da Costa Neto, que tem por objetivo manter a linha de trabalho das administrações anteriores, primando pela saúde financeira da entidade. “Com nossa contabilidade equilibrada teremos condições de dar prosseguimento as obras e projetos importantes, como a implantação do Pronto Atendimento do Plancel (Plano de Saúde do HCL), a construção de novos apartamentos, compra de equipamentos mais modernos de apoio ao diagnóstico e tratamentos em geral, cumprir as metas assumidas com o PRO-HOSP para melhoria de gestão, a construção dos vestiários para os funcionários, a ampliação do Centro de Materiais de Esterilização e novos apartamentos, além de manter os trabalhos na área de Educação Continuada para o aprimoramento de seus colaboradores, o Programa de Humanização entre outros serviços, entre outras atividades que necessitamos desenvolver com a finalidade de oferecer mais segurança e qualidade a todos”, fala.
Qualificação
O HCL também está investindo em qualificação de gestão ao participar do “Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantrópicos” criado através do acordo de cooperação entre a Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB) e o Fórum Nacional dos Programas Estaduais e Setoriais de Qualidade, Produtividade e Competitividade (QPC), que contará ainda com a participação financeira do Instituto GERDAU e da Petrobrás e será validado em Minas Gerais pela FEDERASSANTAS. Este programa tem a finalidade de formar uma rede de informações que possa interagir e desenvolver a melhoria contínua, estimulando a capacitação e utilização de indicadores como ferramenta de gestão para os hospitais.
Plano
Para melhor compreensão da abrangência do programa, foi divulgado o Plano de Trabalho preliminar, como explica a Gerente Administrativa, Ana Lígia Assis Garcia. “Isto é, teremos como objetivos promover o aumento da qualidade e produtividade, focalizando o fortalecimento, desenvolvimento e alinhamento da gestão estratégica; implantar um sistema de informação capaz de promover o acompanhamento e a tomada de decisões; ampliar o grau de eficiência da gestão de processos em todos os setores e a otimização da gestão operacional através da melhoria contínua. Além disso, promover o desenvolvimento das competências nos conceitos de gestão”.
Humanização
“Contudo, hoje, sabemos que toda a evolução da ciência, da tecnologia e das técnicas gerenciais não são suficientes para alcançarmos o padrão de qualidade que nossos pacientes necessitam, pois temos que aliar a estes recursos e ferramentas o sentimento de humanidade, pois de nada valerá a modernidade se não cultivarmos o amor e o respeito ao próximo. Assim, ao completar seus 81 anos, o HCL abraça esta bandeira de levar a humanização em todos os seus espaços, eternizando sua missão de compromisso, ética e amor a todos”, finaliza José Antônio.
Carla Mota - Jornalista - Assessoria de Imprensa do HCL - 02/06/08 - portalcaparao@gmail.com