OURO PRETO (MG) - Após a cerimônia de entrega da 65ª Medalha da Inconfidência, o ex-presidente do Uruguai e senador José Pepe Mujica participou de almoço oferecido em sua homenagem em Ouro Preto com a presença do Governador Fernando Pimentel. O presidente da MGI Participações Mário Assad Júnior e o Presidente da CODEMIG Marco Antônio Castello Branco se encontraram com Pepe Mujica e conversaram bastante sobre política e o atual momento do Brasil.
Durante seu discurso na cerimônia, Pepe Mujica defendeu a importância do fortalecimento da democracia brasileira e da participação dos jovens no desenvolvimento da política para “lutar por um mundo melhor”. Mujica foi homenageado pelo governador Fernando Pimentel com o Grande Colar, maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais.
Conhecido popularmente no Uruguai como Pepe Mujica, o ex-presidente José Alberto Mujica Cordano governou entre os anos de 2010 e 2015, tendo assumido o cargo de senador desde então.
Durante a ditadura civil-militar em seu país, entre 1973 e 1985, militou na guerrilha como membro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros e ficou preso durante 14 anos. Exerceu os cargos de deputado, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca e presidente pro tempore do Mercosul.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br