BELO HORIZONTE (MG) - O Prefeito de Ipanema Júlio Fontoura foi um dos oito vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2016, em Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira, 27/04. Ele ainda se classificou para a disputa nacional entre os melhores do Brasil.
O Prefeito de Ipanema ficou em primeiro lugar na categoria "Pequenos Negócios no Campo" e agora disputa a fase nacional com os vencedores de cada estado. O anúncio dos melhores do Brasil será no dia 10 de maio em Brasilia.
O prêmio foi concedido pelo incentivo para o desenvolvimento e valorização do agronegócio de Ipanema. Após levantamentos, a Prefeitura de Ipanema percebeu que a principal fonte de renda para as famílias rurais advinha da produção de leite e que não era possível produzir mais sem melhorar a genética do rebanho e o manejo tanto do gado quanto das pastagens. Assim foram criadas duas frentes de trabalho: valorizar e agregar valor à produção leiteira e tirar o município do anonimato, sem fugir de suas características. Surgiu então a ideia de produzir o maior queijo do mundo, como forma de atrair a atenção da mídia, principalmente. A ideia tomou proporções cada vez maiores e na 6ª edição, em 2015, o queijo tinha 1.850 quilos, sendo acompanhado de um doce de leite gigante com 510 quilos.
Oito cidades mineiras conquistaram o Prêmio Prefeito Empreendedor Juscelino Kubitscheck (PSPE) 2016, em sua nona edição. O Sebrae Minas recebeu projetos de 184 cidades inscritas, que foram avaliados por técnicos da Fundação João Pinheiro (FJP). Trinta cidades chegaram à fase final da competição e oito conquistaram o Prêmio: Capitólio, Curvelo, Janaúba, Ipanema, Patrocínio, São Gonçalo do Rio Abaixo, Taiobeiras e Uberaba (dois troféus).
Já em sua nona edição, o Prêmio, realizado a cada dois anos, visa reconhecer os prefeitos que mais estimulam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPE) em seus territórios. Entre os quesitos analisados incluem-se aqueles que contribuíram efetivamente para a redução da burocracia, ampliação das compras públicas e formalização dos pequenos negócios. “Não dá para pensar em desenvolvimento se não pensarmos no crescimento dos municípios. Por isto, a importância de termos as cidades conosco neste Prêmio. Afinal, quando elas se inscrevem, provam que estão trabalhando em favor dos pequenos negócios, que representam 99% do conjunto das empresas brasileiras”, assinalou o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha.
O 9º PSPE abrangeu municípios de todas as regiões mineiras e os projetos inseridos em nove categorias: Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios do Campo, Inovação e Sustentabilidade, Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, Municípios Integrantes do G100 e Melhor Projeto (1º, 2º e 3º lugares).
Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas