MANHUMIRIM (MG) - Em comemoração aos 50 anos do Policiamento de Meio Ambiente, o Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente de Alto Caparaó promoveu ações educativas com blitz e palestra.
Em Manhumirim, o Sargento Ferreira realizou palestra educativa na Escola Municipal Carolina Júlia Pereira. Além da apresentação, houve também o plantio de árvores nativas, bem como a distribuição de mudas.
Em Alto Caparaó, em frente à sede da PM, houve também distribuição de mudas e orientações a motoristas.
50 ANOS
O surgimento do policiamento de Meio Ambiente remonta ao ano de 1966, inicialmente, com o Grupo de Inspetores da Guarda Florestal, sendo esse extinto, momento em que se atribuiu à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) a competência para fiscalizar os setores de fauna, flora, pesca e atividades potencialmente poluidoras. Houve então os primeiros passos que efetivaram o policiamento de Meio Ambiente, recebendo a denominação de Contingente de Vigilância Rural (CVR).
No decorrer dos anos a denominação inicial foi mudada recebendo as denominações de Vigilância Rural, Polícia Florestal e atualmente de Policia Militar de Meio Ambiente.
Assim, no dia 29/04/16 o Policiamento de Meio Ambiente completa 50 anos de existência e para enaltecer esta data, diversas ações e atividades estão sendo desenvolvidas a fim de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais atuantes no policiamento de meio ambiente.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br