BELO HORIZONTE (MG) - Servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) entraram em greve na sexta-feira (20/05). Eles reivindicam uma resposta do Governo Estadual sobre a proposta de plano de carreira enviada pelo órgão.
A paralisação foi definida após Assembleia Geral realizada na segunda-feira (16), em Belo Horizonte (MG), pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente no Estado de Minas Gerais (SINDSEMA). Os servidores reivindicam uma resposta sobre o plano de carreira que foi entregue em outubro de 2015 ao Governo Estadual.
Também está na pauta a alteração dos critérios de promoção e progressão, e a retirada dos 50% restantes do fator redutor da fórmula de cálculo da Gedama (Gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade Individual e Institucional).
Os servidores reclamam ainda de atrasos no pagamento de salários e solicitam mais investimentos no Sisema, que sem estrutura e funcionários, dificultam a fiscalização e ações de regularização ambiental.
Servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), que fazem parte do Sisema, paralisaram as atividades por tempo indeterminado. O sindicato irá manter 30% do efetivo em atividade, recebendo apenas documentos que possuem prazos emergenciais no período.
Redação