Uma transação comercial cheia de adversidades motivou a invasão de uma fazenda negociada por 900 mil reais, há dois anos, mas que ainda não foi concluída. O comerciante Renato Paiva Campos, 38; André Luíz Eleotério, 32; Almir Vieira Tulher, 31; Luíz Nunes de Oliveira, 43; Priscila Veiga Freire, 29; Odair José de Souza, 34; José Maria do Nascimento, 45; e Simone Aparecida da Silva, 33; foram até a fazenda do Córrego Posse da Cachoeira, na zona rural de Santana do Manhuaçu. A história foi durante a tarde de domingo.
A fazenda atualmente está sob domínio de Helder Bittencourt Lopes, 43. O grupo armado chegou à propriedade e rendeu o caseiro José Batista de Alvarenga, 47. Eles o expulsaram de lá.
Renato, André e Almir estavam com armas. O grupo arrombou um cadeado da porteira e uma porta de uma das residências.
Enquanto cinco foram até a cidade comprar mantimentos, três ficaram na propriedade como vigias.
O caseiro despejado ligou para o patrão, que entrou em contato com a Polícia Militar na sede do batalhão. Enquanto o Centro de Operações repassava a mensagem para Santana do Manhuaçu, também via telefone, os cinco membros do grupo que estavam à procura de mantimentos gritou no portão destacamento da polícia.
Segundo Sargento Dias, comandante do policiamento na cidade, o líder o grupo começou a contar uma história diferente do que a polícia foi acionada e dizia que era vítima na confusão. Desconfiados, os policiais fizeram busca nos grupo e encontrou com Renato Paiva um revólver calibre 38 com seis balas.
REFORÇO
Com apoio de equipes de Manhuaçu, policiais de Santana foram para a propriedade rural. Foram recepcionados por Odair José e José Maria com arma em punho. Tão logo a polícia chegou, o grupo acabou se rendendo sem um disparo sequer.
“A ação rápida impediu que a desordem se instalasse. Não houve resistência, mas infelizmente não é dessa forma que se retoma uma fazenda. Eles têm é que seguir com a resolução pelo caminho judicial”, explica o Sargento Dias.
Todos os integrantes do bando foram para a Delegacia de Manhuaçu. Renato, André Luiz, Odair José e José Maria foram autuados. Os outros quatro foram liberados depois de assinar o termo circunstanciado de ocorrência.
“Foram apreendidas 32 munições e três revolveres, além de um pé de cabra utilizado para arrebentar o cadeado da entrada da fazenda”, explica o Aspirante Fernando.
A operação teve a participação dos policiais: Tenente Gustavo, Aspirante Fernando, Sargento Dias, Cabos Jorge e Alisson e Soldados Assis e Pinto.
Carlos Henrique Cruz - 23/04/07 - 11:55 - Atualizado 24/04/07 - 12:39 - 27/04/07 - 18:01