MANHUAÇU (MG) - Sessão solene da Academia Manhuaçuense de Letras (AML), na noite de sexta-feira (03/06), marcou a posse de sete novos acadêmicos e entregou a Comenda José Lins do Rêgo ao Centro de Engenharias da Faculdade do Futuro, à Escola Maria de Lucca Pinto Coelho, ao advogado Roberto Gomes Pereira Neto e ao escritor e poeta Alexandre José de Assumpção Gomes.
A primeira parte da sessão solene, presidida pelo acadêmico Dr. Luís Gonzaga Amorim, foi dedicada à posse dos novos membros a Academia Manhuaçuense de Letras: ingressaram no seleto grupo de imortais Fabrício Souza Santos, Aguinaldo Dutra Brandão, Pastor Sérgio de Oliveira Veiga, Márcio de Souza Campos, Jeremias José Mayrinck, Érika Ottoni Campos e Sérgio Alvim Leite.
JOSÉ LINS DO REGO
A segunda parte da cerimônia foi de homenagens. A Comenda José Lins do Rego é entregue a personalidades e instituições que contribuem para a divulgação e apoio à literatura e às artes, como também, no engrandecimento da educação e cultura de Manhuaçu. A outorga é feita sempre no aniversário do nascimento do escritor José Lins do Rego, patrono da AML.
Mostrar um pouco mais da vida e obra de José Lins para o povo tem sido uma das propostas da Academia Manhuaçuense de Letras. Desde sua fundação, os acadêmicos decidiram homenagear o escritor como patrono da AML. A história mostra que foram apenas dois anos: de 1925 a 1926, o período em que o escritor paraibano José Lins do Rego morou na cidade de Manhuaçu.
A homenagem serve também para aproximar o público da trajetória e da obra do imortal da Academia de Letras que passou pelas terras manhuaçuenses.
Foram homenageados neste ano: o Centro de Engenharias da Faculdade do Futuro – responsável pelos cursos de Engenharia Civil, Ambiental e de Produção da instituição; a Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, fundada em 1928, com 150 funcionários e cerca de 1.800 alunos, sendo destaque na educação de Manhuaçu; o escritor e poeta Alexandre José de Assumpção Gomes que dedica seu trabalho a divulgar a história e a cultura de Manhuaçu, especialmente nas redes sociais; e ao advogado Dr. Roberto Gomes Pereira Neto, membro atuante da Defensoria Pública de Manhuaçu, profissional que já atuou em mais de 800 júris, sendo praticamente todos em favor dos pobres e mais humildes.
A Academia de Letras registrou uma excelente presença de público, entre convidados e amigos da cultura de Manhuaçu, que lotaram o espaço da Casa de Cultura. Para o presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, Luiz Amorim, foi uma noite especial para Manhuaçu. “Todos os anos promovemos uma sessão especial na data de aniversário do nascimento dele. Neste ano, a AML entregou a Comenda José Lins do Rego a mais quatro personalidades e entidades como uma forma de reconhecer e incentivar o trabalho deles em prol de Manhuaçu, notadamente na cultura. Além disso, tivemos a satisfação de receber sete novos membros em nossas atividades”, ressaltou.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br