Portal Caparaó - Manhumirim sedia Encontro da Rede de Catadores
Agronégocios

Manhumirim sedia Encontro da Rede de Catadores

23/06/2016

MANHUMIRIM (MG) - Nos dias 17 e 18 de Junho, Manhumirim sediou o Encontro do Grupo Gestor da Rede de Catadores da Zona da Mata. Formado por representantes de 15 organizações de catadores de materiais recicláveis de diversas cidades da Zona da Mata, este grupo gestor discute a constituição de uma rede de catadores com objetivos de compartilhar informações e experiências, promover a capacitação  dos catadores além de visar também a comercialização conjunta dos materiais recicláveis.

A constituição e fortalecimento da rede de catadores é uma das ações previstas no Programa Cataforte 3, lançado pelo Governo Federal em 2013 e que prevê investimentos em infraestrutura para as associações e estudos técnicos como plano de negócios, plano de gestão participativa, plano contábil entre outros.  Para alcançar estes objetivos a Rede da Zona da Mata conta com o apoio técnico de uma OSCIP de Belo Horizonte, o INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, que acumula longas experiências de trabalho com catadores.

O Cataforte - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias visa possibilitar a inserção de cooperativas no mercado da reciclagem e a agregação de valor na cadeia de resíduos sólidos. O programa é voltado à estruturação de redes de cooperativas e associações para que estas redes solidárias se tornem aptas a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis. 

Estiveram presentes no encontro 15 organizações de catadores de materiais recicláveis de diversas cidades mineiras como: Manhumirim, Simonésia, Muriaé, Urucânia, Ubá, Cataguases, Além Paraíba, Leopoldina, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santos Dumont e uma associação capixaba, de Ibatiba.  Estiveram presentes também duas catadoras representando o Movimento Nacional de Catadores – MNCR e que integram a rede CATAVALES.

A programação do evento iniciou com  visita às instalações de trabalho da Cooperativa Aguapé onde puderam conhecer como acontece a coleta seletiva realizada pelos catadores na cidade de Manhumirim. Em seguida, no Sítio Bom Jesus, o INSEA apresentou o diagnóstico  sobre as associações de catadores da Zona da Mata e conduziu alguns planejamentos para o fortalecimento e intercâmbio dos grupos organizados.  Os trabalhos também foram acompanhados por um representante do Escritório Nacional do Programa Cataforte 3, Moisés Leão Gil.

O evento também contou com a participação de um representante da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, o engenheiro Carlos Magno Resende do Carmo, que orientou os empreendimentos sobre as exigências e documentos necessários para o recebimento de equipamentos previstos no Cataforte 3 e que melhorarão a capacidade produtiva dos catadores.

Os organizadores avaliaram que os catadores saíram motivados do encontro e já marcaram novas agendas para reunirem e programarem o início da comercialização conjunta de alguns materiais.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.