MANHUAÇU (MG) - Memórias da Fazenda Potyrêtá é o segundo volume de mais uma magnífica obra da Escritora e Acadêmica, Beatriz Zappalá Pimentel, que ao completa neste dia 10 de Julho de 2016, 88 anos de idade, falou emocionada sobre a realização desta obra.
Em meio à balbúrdia da capital mineira, a narradora se sensibiliza com as dificuldades enfrentadas por um casal de passarinhos e evoca a vida do campo em contraste com aquele momento, na abertura de seu novo livro. A cada capítulo, os leitores vão saboreando as delícias desse mundo tão diferenciado e conhecendo mais do lírico espaço sob o olhar de Beatriz Zappalá Pimentel.
Na narrativa cabem também os cuidados da enfermeira, a dedicação da professora e diretora, a solidariedade da fazendeira. E muitos causos que fazem enxergar melhor a alma do camponês das Minas Gerais.
“Os dois volumes que escrevi, contam a vida que tive nesta maravilhosa Fazenda. Hoje, tudo está diferente, não existe mais este tipo de Fazenda Colonial, com empregados nas colonias de baixo e de cima, e o proprietário- o Coronel Juca Pimenta".
Beatriz ressalta também, a importância da escola e a transformação que ela possibilita na vida das famílias e, sobretudo, na vocação da educadora. Sua escola se tornou o centro de sua atenção como bem demonstra nos retratos ilustrados no livro.
E, para encantar mais, a autora relata a história de Geraldo e Cida: jovens que realizam sonhos de muitos outros e que aparecem como autêntico hino, metáfora da singeleza da vida no campo.
"À beira do caminho, sob o dourado das flores do Ipê banhadas pelo luar, eles resgatam toda alegria e esperança que pareciam perdidas. O casamento na roça e as escolas rurais, acabaram, o campo ficou abandonado, fiquei muito sentida. E isto, foi o que motivou-me à escrever os exemplares regatando esta nossa inesquecível história para que não caia no esquecimento” conclui Beatriz.
Devido ao grande sucesso de lançamento, o primeiro volume de Memórias da Fazenda Potyrêtá, teve sua edição esgotada. Atendendo a vários pedidos, terá que imprimir outros.
O segundo exemplar, dando continuidade à historia, teve o seu lançamento na Academia Mineira de Letras de Belo Horizonte, na Academia Manhuaçuese de Letras e na Academia de Ciências Letras e Artes de Minas Gerais.
Outros lançamentos estão sendo agendados, no Anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu e em Brasília (DF).
Os exemplares do livro Memórias da Fazenda Potyrêtá, encontram-se a venda na Papelaria Grafite e pelo tel. 33 3331-1493.
Teógenes Nazaré - Programa Mão Amiga