VIÇOSA (MG) - Produtores e entidades da região de Manhuaçu participam da 87ª Semana do Fazendeiro, que acontece nesta semana na Universidade Federal de Viçosa. Destaque para o Conselho de Entidades do Café das Matas de Minas que levou um estande para o evento com a marca do café regional.
Durante a noite de domingo, 17/07, na cerimônia de abertura, houve a presença de representantes da UFV e de organizações parceiras na realização do evento que, inclusive, foram homenageadas com uma placa de agradecimento pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares. Entre os homenageados estava o Sebrae-MG, representando pela técnica da regional de Manhuaçu, Ereni Emerick.
A Semana do Fazendeiro reúne também iniciativas como a Troca de Saberes, a Semana da Mulher Rural e a Semana da Juventude Rural. Todas foram criadas para valorizar as ações do evento.
Realizada há 87 anos em Viçosa, a essência da Semana do Fazendeiro é promover o aprendizado de seus participantes. Tanto é assim que esta edição registrou um número ainda maior de cursos se comparado ao ano passado.
PARCEIROS
O superintendente do Senar Minas, Antônio do Carmo Neves, manifestou sua alegria em participar da solenidade na UFV, onde passou cerca de 50% de sua vida como aluno e professor. Ele destacou a Semana do Fazendeiro como a maior expressão do extensionismo rural no Brasil e a excelente parceria que o evento mantém com o Senar que, este ano, oferece 38 cursos de capacitação.
O secretário de Agricultura de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, outro ex-aluno da Universidade, parabenizou a UFV pela criatividade e pela capacidade de se reinventar ao fazer um evento tão grandioso mesmo em um período de recursos financeiros escassos. Ele comentou sobre o papel especial da Emater na Semana do Fazendeiro, que, nesta edição, oferece 34 cursos, além de levar jovens e mulheres rurais ao campus Viçosa.
Ereni Emerick destacou a homenagem ao SEBRAE Regional Zona da Mata pela parceria na realização de mais uma edição do evento 87ª Semana do Fazendeiro. “São dezessete anos de parceria. Parabéns a todos da equipe SEBRAE e, em especial, aos colaboradores da Regional de Viçosa”, ressaltou.
A reitora Nilda Soares encerrou a cerimônia ressaltando sua alegria pela realização de mais uma edição da Semana do Fazendeiro. Lembrou que o evento foi criado em 1929, em uma época de crise, com dificuldades semelhantes às que o país vive hoje. Isso demonstra, em sua avaliação, que a UFV em nenhum momento se abalou ou deixou de cumprir sua missão principal: a de formação. “Há 90 anos, a UFV cumpre seu papel muito bem”. A reitora comentou sobre os vários ex-alunos que ocupavam a mesa da cerimônia, “que levaram a UFV no coração e têm por ela grande gratidão”.
Com informações da UFV