Matipó vive momentos de destaque em todo estado pelo sucesso da educação no município. Dessa vez, numa radiografia detalhada da educação brasileira, o Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgou o ranking das escolas com melhores notas de 1ª a 4ª séries e de 5ª a 8ª. A constatação foi de que as escolas mais bem colocadas são de cidades com menos de 20 mil habitantes. Matipó foi destaque em quase todos os jornais do estado e tem todos os motivos para se orgulhar com a colocação da Escola Estadual José Mendes Magalhães. A escola foi apontada como a melhor entre as 4.299 avaliadas em todo estado.
Na escola, que possui cerca de 400 alunos, a notícia foi recebida com muita alegria. A diretora Terezinha Célia de Araújo Mendes, recebeu a notícia com surpresa. "Quando me ligaram, no primeiro momento achei que era trote. Essa notícias nos orgulha muito, pois esse é um trabalho de muitos que agora aparece", destaca a diretora.
Os profissionais que trabalham na escola, professores, supervisores e auxiliares de serviços estão satisfeitos com o reconhecimento do trabalho. “Acredito que o bom resultado é fruto de uma reformulação feita há dois anos. Apostamos em atividades diferenciadas, com internet, jornais e revistas, para desenvolver ainda mais a capacidade dos alunos”, diz a supervisora pedagógica, Mara Régia Dutra.
A pequena São João Batista do Glória, com 6,8 mil moradores, no Sul do estado, atingiu a nota de 6,7 nas séries iniciais do ensino fundamental – índice superior ao do estado e à meta estipulada pelo Ministério da Educação.
Na categoria de 5ª a 8ª séries, o Ideb mostrou uma instituição localizada numa cidade de porte maior: Patos de Minas, na Região do Alto Paranaíba, de 133 mil habitantes. Quem se destacou entre as 3.501 do estado foi o Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Fundada há 31 anos, a unidade tem 514 alunos nas séries finais do ensino básico. “Nossa prioridade é atender os descendentes de militares e as vagas que sobram são destinadas aos aprovados em processos seletivos. Nosso ponto forte é a disciplina, mas atribuo o sucesso na avaliação ao trabalho conjunto feito por professores e alunos, sempre acompanhados pelas famílias e pela corporação”, afirma a diretora Conceição Silva Marques.
Segundo a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, são muitas as justificativas para as pequenas cidades estarem melhor que as metrópoles. “A escola é um retrato da desigualdade social do país e os grandes municípios são mais problemáticos, tendo que lidar com uma realidade maior de violência, desemprego, pobreza e distância física entre os espaços. Por isso, é mais fácil encontrar bons resultados em lugares menores”, afirma. Willian Chaves - 24/06/08 - 16:54 - portalcaparao@gmail.com