Em Vermelho Novo o grande exemplo de que segurança vai além de policiamento foi à iniciativa da Polícia Militar da cidade depois de realizar uma visita de prevenção em uma residência na zona rural. Os policiais de serviço Cabo Luciano e Soldado Elezer puderam presenciar a falta de condições de uma família, onde reside uma mãe com quatro filhas menores de idade.
Após uma conversa com a senhora Sidalra Soares, mãe das crianças, ela contou que é separada do marido há vários anos, por isso cria sozinha as filhas. Ele paga uma pensão de R$ 80,00 (oitenta reais) para as quatro filhas e para auxiliar nas despesas, recebe o bolsa família que complementa a renda. “Como a situação complicou de uns tempos pra cá, consegui esta casa para morar, que apesar de antiga está quebrando o galho”, disse a mãe das crianças.
Segundo a mãe, quando se mudou para lá a casa encontrava-se abandonada, com algumas paredes caindo e cheia de mato em volta, e ninguém acreditava que ela conseguiria limpá-la. Ela sozinha capinou, tampou os buracos, religou os canos de água e conseguiu ajeitar o locar para ela e as crianças morarem, pois assim não precisa pagar aluguel.
Ao ser convidado para entrar na residência, o Cb Luciano verificou a simplicidade e a dificuldade com que a família vive, porém uma situação muito lhe chamou a atenção, a casa não possuía banheiro.
Diante daquela situação, ele não falou nada para a família a respeito do que havia observado. Retornou para a cidade e no dia seguinte, após um contato com o empresário Fabiano Marcelino de Souza, proprietário da loja Prolar Materiais de Construção, conseguiu a doação de um vaso sanitário com a descarga completa, então resolveu procurar a Igreja Católica e através do Padre Fábio Elias Pinel, também se sensibilizou com a situação relatada, e conseguiu a liberação assistencial de uma pia de banheiro, de um chuveiro elétrico, das conexões e dos canos necessários para a instalação dos equipamentos, bem como da instalação elétrica para o banheiro.
Em conversa com o Pedreiro Neném – Francisco de Assis Oliveira - e seu parceiro Vander Lucio Schleweif, ambos se disponibilizaram para realizarem a instalação dos equipamentos em um pequeno cômodo da casa, ficando assim também liberada a mão de obra necessária.
TRABALHO VOLUNTÁRIO
Naquele mesmo dia o Cb Luciano, o Padre Fabio e os pedreiros se deslocaram até a casa e realizaram a instalação de todos os materiais doados, que para muitos não custa nada e pode até ser pouco, porém para aquela família, principalmente agora no inverno, um banheiro será de total necessidade. “Foi bonito ver a alegria da filha mais nova, de apenas cinco anos, que ao ver o banheiro pronto, dava risadas de satisfação, e é difícil acreditar que até hoje existam pessoas nesta situação” disse o Cb Luciano.
Segundo o Cb Luciano, na atual conjuntura a Polícia Militar de Minas Gerais se aproxima cada vez mais da comunidade, sempre buscando, até mesmo além do policiamento tradicional, uma forma de melhor se relacionar e proporcionar a melhoria na qualidade de vida dos moradores do local onde atuam.
“Realmente uma pequena ação como esta, para muitos pode ser pequena, porém se cada um de nós fizesse sua parte, com certeza o sofrimento das pessoas carentes seria menor”, afirma Luciano Breder.
Editado por Carlos Henrique Cruz - 27/06/08 - 17:55 - portalcaparao@gmail.com