SANTANA DO MANHUAÇU (MG) -
Houve comemoração em Santana do Manhuaçu na noite desta quinta-feira, 27/10. No final da tarde, a corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu o recurso da candidata à prefeitura de Santana do Manhuaçu, Rosa Luzia Mendes Assis (PDT). A decisão por 5 votos a 1 reforma a sentença da Justiça de Manhuaçu e os votos de Rosa serão computados pelo TRE e a candidata poderá assumir o cargo de prefeita para o mandato 2017/2020.
Rosa obteve 2.926 votos, 35 a mais que Paulinho do Digudinho (DEM), com 2.891, mas seu registro de candidatura foi indeferido pela Justiça Eleitoral em Manhuaçu e também em decisão monocrática do juiz Antônio Augusto Mesquita Fonte, do TRE, no dia 18.
Os advogados de Rosa, Dr. Mauro Bomfim e Dr. Wendel Salum Dourado, comemoraram a vitória numa situação inédita na Justiça Eleitoral mineira. O primeiro posicionamento foi de que não pode haver um terceiro mandato contínuo do mesmo grupo familiar. Nesta quinta, a maioria da corte do TRE afastou esse entendimento no caso do falecimento, já que João do Açougue morreu há quase dois anos, o que não influenciou a eleição deste ano.
Para o advogado da candidata, Dr. Wendel Salum Dourado, a fundamentação de todo o registro é de que houve o fim do vínculo com a morte do ex-prefeito João Batista de Assis. Ele reforça que o resultado veio também para preservar a soberania da vontade da população de Santana do Manhuaçu que, por sua maioria, elegeu a Rosa Assis como prefeita.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br - Whatsapp do Portal Caparaó